Começou nesta segunda-feira, 24 de fevereiro, a Semana de Planejamento Pedagógico da UFJ. O evento, que faz parte do Calendário Acadêmico, reuniu docentes de todos os cursos da Universidade. “Queremos aproveitar este momento para propor discussões sobre problemas que enfrentamos na prática docente e apresentar soluções que possam contribuir com os cursos de graduação”, pontuou a pró-reitora de graduação, Profa. Sandra Aparecida Benite.

Durante a cerimônia de abertura, o reitor, prof. Christiano Peres Coelho, destacou a importância dos docentes aproveitarem e participarem das discussões propostas. “A semana de Planejamento Pedagógico é um momento de reflexão e avaliação de todos os processos educativos. É o momento de parar um pouquinho para refletir sobre as metodologias de ensino e sobre várias outras questões que são de extrema importância no processo de ensino-aprendizagem”.
A vice-reitora, profa. Alana Romani, também destacou a importância do encontro. “É uma oportunidade para que juntos possamos pensar estratégias de ensino-aprendizagem que favoreçam professores e alunos. É um momento para que os docentes possam planejar as ações para o primeiro semestre de 2025, buscando sempre um ensino de qualidade e, consequentemente, a excelência da Universidade”.
Programa Vaga-lume
A Pró-Reitoria de Graduação aproveitou a presença dos docentes para lançar o Programa Vaga-lume, que trata da política de valorização da formação continuada dos docentes da UFJ. Entre os objetivos do programa, estão: propor a reflexão sobre o exercício da docência e possibilitar a troca de experiências pedagógicas entre os docentes.

Em 2025 o Programa vai trabalhar com a temática: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e Inteligência Artificial na Educação. A Prograd disponibilizou uma série de indicações de leitura sobre o tema, entre artigos científicos e livros.
Conheça mais: Programa Vaga-lume.
Saúde mental
A saúde mental foi assunto de destaque no primeiro dia do Planejamento Pedagógico. A psicóloga Larissa Polejack Brambatti, presidente da Rede Brasileira de Universidades Promotoras da Saúde (ReBraUPS), falou sobre os temas: “Relações interpessoais e promoção da saúde na instituição” e “Relação professor-estudante: fator de risco ou de proteção para a saúde mental?”.
Representando a ReBraUPS, Larissa entregou à UFJ o selo de Universidade Promotora da Saúde, reconhecendo o comprometimento da instituição em promover ações visando a saúde de alunos e servidores.

Roda de conversa
A roda de conversa com o professor Cláudio Benite, da UFG, fechou o primeiro dia do encontro. O tema da roda de conversa foi: Formação docente pela pesquisa: design e prototipagem de tecnologia assistiva para a experimentação inclusiva.

Programação da semana
Para o segundo dia de Planejamento Pedagógico estão previstas as seguintes oficinas, a partir das 08h da manhã:
- O uso do podcast em sala de aula – prof. Fernando Moraes.
- A gamificação em sala de aula – profa. Morgana Schenkel.
- Formação e ação docente no âmbito da inclusão: reflexões acerca da experimentação acessível – prof. Cláudio Benite.
No período da tarde e também na quarta-feira, dia 26, vão ser realizados grupos de trabalho para estudo e análise dos índices de retenção e os seus impactos em cada curso. Nos dois últimos dias do evento, quinta e sexta-feira, as pautas serão específicas de cada curso.
Fonte: Secretaria de Comunicação – SECOM/UFJ