Psicologia

O curso

O curso de Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Goiás – Campus Jataí insere-se em um contexto de expansão e desenvolvimento das universidades públicas no interior, no qual o Campus Jataí se destaca, sendo referência por sua dimensão, diversidade de cursos, e contínuo crescimento. Tendo iniciado suas atividades em 2007, o curso de Psicologia tem como meta central a formação do psicólogo voltada para a atuação profissional, para a pesquisa e para o ensino de Psicologia, pautadas por uma atuação ética, cientificamente embasada e socialmente comprometida.

A formação específica do psicólogo, modalidade oferecida pelo curso, tem como princípios básicos a atuação profissional nos mais variados contextos institucionais e o desenvolvimento de habilidades e competências para a investigação científica. Para atingir tais objetivos, o curso é estruturado por um currículo generalista, que busca apresentar a ciência psicológica em suas diversas abordagens teórico-metodológicas e em suas interfaces com outras áreas do conhecimento.

Perfil

De acordo com a RESOLUÇÃO CNE/CES Nº 5, DE 15 DE MARÇO DE 2011, que estabelece as DCN, os cursos de graduação em Psicologia deverão ter caráter generalista e serão compostos por um núcleo comum, que estabelece uma base para a formação do psicólogo brasileiro, e por ênfases curriculares, escolhidas por cada curso, que possibilitam a diversidade e a atenção às regionalidades. Esse núcleo comum será definido por um conjunto de conhecimentos, atitudes e práticas que deve preparar o psicólogo para um amplo espectro de possibilidades de atuação, a partir do domínio dos fundamentos da Psicologia como ciência e profissão.

A formação em Psicologia deve ser presencial, generalista, multi e interdisciplinar, baseada na diversidade teórico-metodológica e na pluralidade dos seus campos de atuação, reconhecendo a identidade nacional, respeitando os contextos regionais e atendendo às diferentes necessidades dos sujeitos e populações, de forma inclusiva. Ainda de acordo com as DCNs, os cursos de Psicologia no Brasil deverão prever a existência de, no mínimo, duas ênfases curriculares. Elas são definidas como um conjunto articulado de conhecimentos e habilidades que configuram oportunidades de concentração de estudos e estágios em algum domínio da Psicologia. Devem ser suficientemente abrangentes para que não se configure uma especialização em determinado campo teórico ou de intervenção.

A existência de ênfases curriculares justifica-se pela diversidade de orientações teórico-metodológicas, práticas e contextos de inserção profissional da ciência psicológica, além de garantir o respeito às singularidades das instituições e demandas regionais. Tendo em vista as características institucionais, bem como a reflexão quanto a campos de conhecimento e práticas consolidadas para atuação do profissional psicólogo, foram definidas, para este curso, duas ênfases curriculares: (1) Psicologia e Processos Clínicos e da Saúde e (2) Psicologia e Processos Psicossociais e da Educação. O aluno deverá optar, no ato da matrícula no 8º período, por uma dessas ênfases, sendo disciplinas específicas obrigatórias as do componente curricular da ênfase que o aluno escolheu e disciplinas optativas as que compõem a outra ênfase.

Assim, o perfil do curso delineia-se com a habilitação para formação de psicólogos, sendo que o aluno poderá escolher, no 8º período do curso, uma ênfase que se configura como oportunidade de estudos e estágios em algum domínio da Psicologia, não sendo, portanto, considerado como uma especialidade.

Carreiras

O aluno que cursar Psicologia nessa instituição terá contato com a prática profissional dentro das disciplinas do núcleo obrigatório, através de observações, entrevistas e elaboração de projetos de intervenção em organizações/instituições, bem como nos estágios curriculares, nos quais o aluno vivencia a prática. Deste modo, pretende-se formar profissionais com capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas. Neste contexto, o profissional psicólogo poderá atuar em um mercado relativamente diverso: hospitais, ambulatórios, centros e postos de saúde, consultórios; creches, escolas, associações comunitárias; empresas, sindicatos, fundações; varas da criança e do adolescente, varas de família, sistema penitenciário; associações profissionais e/ou esportivas; clínicas especializadas, psicotécnicos.

 

 

 

Modalidade

10 semestres

Integral

 

E-MEC 107894

Campus Jatobá – Cidade Universitária
BR 364, km 195, nº 3800
CEP 75801-615

Campus Riachuelo 
Rua Riachuelo, nº 1530, Setor Samuel Grahan
CEP 75804-020

 

CONTATO

Telefone: (64) 3606-8312

E-mail: psicologia@ufj.edu.br

Avaliações do curso