O que é a Secom? 

A Secom (Secretaria de Comunicação) é um órgão administrativo  subordinado à Reitoria, é responsável por gerir, estrategicamente, a comunicação institucional da UFJ.

Tem como objetivo principal promover a divulgação das atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, através dos veículos institucionais, para a comunidade interna e para a sociedade, integrando todos os polos e os sujeitos que, direta ou indiretamente, atuam em processos midiáticos e comunicacionais vinculados à UFJ.

A Secom se pauta pela execução de uma comunicação pública que zele pela imagem institucional da UFJ. Nessa perspectiva, os produtos de comunicação desenvolvidos objetivam levar à sociedade uma imagem positiva da Instituição, com a intenção de consolidá-la junto a públicos específicos e à sociedade como um todo. 

Fazem parte de suas atribuições: 

  • Gerir a comunicação institucional;
  • Zelar pela imagem institucional e o bom uso da marca UFJ;
  • Administrar o Portal UFJ, com atualizações de eventos e notícias relacionadas às atividades acadêmicas e administrativas;
  • Administrar as redes sociais da Instituição;
  • Dialogar com as comunidades em que atua;
  • Atender à imprensa;
  • Planejar e executar campanhas institucionais;
  • Organizar e realizar a Colação de Grau e demais eventos protocolares;
  • Criação de projetos gráficos (cartazes, folders, postagens para redes sociais, etc).

Contatos:

  • E-mail: secom@ufj.edu.ebr
  • Telefone: 64 3606-8251
  • Horário de atendimento: de 08:00 às 17:00 (segunda a sexta-feira)
  • Solicitações de serviços: https://ossecom.ufj.edu.br/ 

Em construção

Com o intuito de alcançar amplamente, tanto a comunidade interna quanto a sociedade em geral, a UFJ dispõe de diversos canais de comunicação, administrados pela Secom, pelos quais são divulgadas as atividades realizadas pela Universidade. São eles:

Além disso, dispomos do SECOM Informa, um boletim informativo via e-mail.

APRESENTAÇÃO

A Secretaria de Comunicação (Secom) é o órgão responsável por coordenar e promover as ações de comunicação da Universidade Federal de Jataí (UFJ).

Sua atuação abrange o fortalecimento da imagem da UFJ ao disseminar informações relevantes, publicizar e divulgar as atividades institucionais, assessorar, no que lhe couber, os demais setores na realização de eventos, auxiliar no acesso à informação e participação social dentro da UFJ.

De acordo com a Lei n° 13.460/2017 (Lei de Defesa do Usuário do Serviço Público), é dever dos órgãos públicos divulgar a Carta de Serviços ao Usuário, um instrumento de transparência da instituição que fornece informações claras e precisas sobre os principais serviços oferecidos e as formas de acessá-los.

Portanto, por meio desta Carta de Serviço, a comunidade interna da UFJ poderá identificar e solicitar os serviços prestados pela Secretaria de Comunicação.

ATENDIMENTO

O atendimento de solicitações é realizado de forma exclusiva através da plataforma GLPI. No entanto, a Secom também disponibiliza outros canais de comunicação para atender tanto o público interno quanto externo, incluindo o atendimento presencial.

SERVIÇOS

APOIO TÉCNICO

Descrição de serviço: tem como objetivo auxiliar a comunidade acadêmica nos eventos institucionais, oferecendo serviços como empréstimos e montagens de materiais/equipamentos, transmissões ao vivo, on-line e híbridos, capacitação para uso dos equipamentos disponibilizados pela Secom e orientação para o uso dos websites institucionais.

É importante ressaltar que, para utilizar o serviço de empréstimo, é necessário verificar a disponibilidade dos equipamentos na agenda da Secom.

Prazo: 07 dias úteis, contados a partir do envio completo da solicitação

USO DOS MURAIS, AFIXAÇÃO DE CARTAZES, FAIXAS E BANNERS NA UFJ

Descrição de serviço: os murais estão localizados em ambientes internos e externos dos edifícios da UFJ, nos quais é autorizada a divulgação de diversos conteúdos, incluindo editais, campanhas, eventos, oportunidades de estágio, publicações acadêmicas, entre outros. Para solicitar autorização para a fixação de conteúdo nos murais, é necessário entrar em contato com o setor responsável, conforme as diretrizes estabelecidas na Normativa disponível na página da Secom. 

REDES SOCIAIS

Descrição do serviço: divulgações de atividades acadêmicas e administrativas de interesse da Universidade podem ser realizadas por meio das redes sociais oficiais da UFJ, desde que adequadas às normativas oficiais. 

Prazo: 07 dias úteis, contados a partir do envio completo da solicitação.

PRODUÇÃO DE MATERIAL GRÁFICO E AUDIOVISUAL

Descrição do serviço: a Secom oferece o serviço de criação de materiais gráficos e audiovisuais, sujeito à disponibilidade e ordem de prioridade. Esses serviços estão disponíveis para iniciativas relacionadas às atividades da UFJ voltadas para ensino, pesquisa, extensão e administração.
Prazo: 10 dias úteis, contados a partir do envio completo da solicitação. 

JORNALISMO

Descrição do serviço: a Secom disponibiliza serviços de cobertura de eventos e criação de materiais jornalísticos, sujeitos à disponibilidade e agenda da equipe.
Prazo: 07 dias úteis, contados a partir do envio completo da solicitação.

RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA

Descrição do serviço: a Secom media a inserção da UFJ, suas unidades, órgãos, cursos e projetos em diversos canais de imprensa para divulgação de ações de ensino, pesquisa, inovação, administração, entre outros. 
Prazo: 07 dias úteis, contados a partir do envio completo da solicitação.

ATENDIMENTO AO PÚBLICO INTERNO E EXTERNO À UFJ

Descrição do serviço: a Secom realiza atendimento ao público nos meios de comunicação oficiais da UFJ que são gerenciados pelo setor, a saber: GLPI, telefone/whatsapp, e-mail institucional, perfil do Instagram e atendimento presencial na sala da Secom. 

CERIMONIAL

Descrição do serviço: A Secom possui entre suas atribuições o serviço de cerimonial para eventos protocolares da UFJ.
Prazo: 10 dias úteis, contados a partir do envio completo da solicitação.

Gerador de Assinatura - UFJ

Formulário de Assinatura


Pré-visualização

Logo da UFJ Nome
Universidade Federal de Jataí
http://ufj.edu.br

SOLICITAÇÃO DOS SERVIÇOS

As solicitações de uso dos murais, afixação de cartazes, banners e faixas devem ser realizadas através do e-mail da Secretaria de Comunicação (secom@ufj.edu.br) ou presencialmente. 

Ressaltamos que todos os serviços oferecidos pela Secom possuem normativas próprias para a sua regulamentação e orientação, devendo ser consultadas antes da realização do pedido de serviço. Acesse a aba Normativas e saiba mais.

As demais solicitações serão atendidas apenas quando feitas por meio do GLPI.

O atendimento de solicitações é realizado de forma exclusiva através da plataforma GLPI. No entanto, a Secom também disponibiliza outros canais de comunicação para atender tanto o público interno quanto externo, incluindo o
atendimento presencial

Para saber como usar o sistema de solicitações, clique no link abaixo:

Tutorial GLPI 

Para acessar o sistema de solicitações, clique no link abaixo: 

Autenticação – GLPI 

A solenidade de colação de grau, é de responsabilidade da equipe de cerimonial da Secom. Destinada aos estudantes que completaram com êxito os cursos de graduação na instituição, a cerimônia é de caráter simbólico, sendo facultado ao aluno estar presente na solenidade. A cerimônia de colação de grau realizada pela UFJ deve seguir a resolução específica, a qual é publicada na página da Secom. Essa resolução estabelece as diretrizes, normas e procedimentos a serem seguidos durante a cerimônia, garantindo a padronização e qualidade do evento. É importante que todos os envolvidos na organização e participação da cerimônia de colação de grau consultem a resolução para tomar ciência das orientações.

Para mais informações, acesse Normativa de Cerimonial

Cores dos Cursos

Nome do Curso

Cor da Faixa

Agronomia

Azul

Biomedicina

Verde

Ciências Biológicas

Azul

Ciências da Computação

Azul

Direito

Vermelho

Educação Física

Verde

Enfermagem

Verde

Engenharia Florestal

Azul

Física

Amarelo

Fisioterapia

Verde

Geografia

Azul

História

Azul

Letras

Roxo

Matemática

Amarelo

Medicina

Verde

Medicina Veterinária

Verde

Pedagogia

Roxo

Psicologia

Azul

Química

Azul

Zootecnia

Verde

Juramento Coletivo

AO RECEBER O GRAU QUE HOJE ME É CONCEDIDO, ASSUMO O COMPROMISSO DE HONRAR MINHA PROFISSÃO E A SUA HISTÓRIA, DE SER LEAL AOS MEUS COLEGAS, NO EXERCÍCIO DE MINHAS ATIVIDADES, DE RESGUARDAR O INTERESSE COLETIVO NO USO DAS MINHAS ATRIBUIÇÕES, E DE UTILIZAR TODO O MEU CONHECIMENTO PARA CORRESPONDER À CONFIANÇA E EXPECTATIVAS QUE A SOCIEDADE, POR MEIO DESTE DIPLOMA, EM MIM DEPOSITA.

 

ASSIM PROMETO

Para acessar as fotos das colações de grau do anos anteriores, clique nos links abaixo:

Concludentes 2025/1

Data da Colação: 28 e 29/08/2025

Concludentes 2024/2

Data da Colação: 12, 13, 14, 20 e 21/02/2025; 19/05/2025 (Medicina)

Concludentes 2024/1

Data da Colação: 22 e 23/08/2024; 06/11/2024 (Medicina)

Concludentes 2023/2

Data da Colação: 16 e 17/05/2024 – 21 a 24/05/2024

Concludentes 2023/1

Data da Colação: de 20 a 22/11/2023

Concludentes de 2022/2

Data da Colação: de 09/08 a 11/08/2023 e 16/08 a 18/08/2023

Concludentes de 2022/1

Data da Colação: de 08/03 a 10/03/2023

 Concludentes de 2021/2 

Data da Colação: de 17/08 a 19/08/2022 e 24/08 a 26/08/2022

Concludentes de 2019/2

Data da Colação: de 04 a 06/03/2020 a 11 a 13/03/2020

Concludentes de 2019/1

Data da Colação: de 13 a 15/03/2019 a 20 a 22/03/2019

Concludentes de 2018/2

Data da Colação: de 13 a 15/03/2019 a 20 a 22/03/2019

Concludentes de 2018/1

Data da Colação: de 19 e 20/09/2018

Concludentes de 2017/2

Data da Colação: de 25 a 27/04/2018 e 09 a 11/05/2018

Concludentes de 2017/1

Data da Colação: de 30 e 31/10/2017

Para mais informações sobre colação de Grau, acesse CGA

Para assuntos relacionados à Colação de Grau, entre em contato pelo e-mail colacaodegrau@ufj.edu.br ou Clique Aqui

APOIO TÉCNICO SECOM

A equipe de apoio técnico da Secom está disponível para auxiliar a comunidade acadêmica quanto ao empréstimo e montagem de equipamentos de som, transmissão de eventos ao vivo, videoconferências, capacitação para uso dos equipamentos disponibilizados pela Secom e orientação para o uso da plataforma de gerenciamento de conteúdo dos sites institucionais.
Informamos que o serviço de apoio técnico é prestado preferencialmente de segunda a sexta-feira. As exceções serão analisadas pela equipe da Secom, podendo ser ou não atendidas a depender da disponibilidade do setor.

EMPRÉSTIMOS

A solicitação de empréstimo de equipamentos deve ser feita através do GLPi por servidores da UFJ com matrícula SIAPE e possuir vínculo com a instituição, com prazo igual ou superior a 7 dias úteis de antecedência do empréstimo. O tutorial para uso do GLPi pode ser acessado na página da Secom.
Destacamos que o uso do GLPi para realizar as solicitações à Secom é obrigatório para toda a Comunidade Acadêmica. 
No ato da solicitação o servidor deverá informar se necessita que seja realizada a montagem dos equipamentos. A aprovação da solicitação será baseada na disponibilidade dos equipamentos. Recomenda-se que o solicitante verifique a agenda de empréstimos da Secom.
É importante ressaltar que é de responsabilidade do solicitante o transporte e integridade dos equipamentos, devendo providenciar os meios necessários para retirada, cuidados e devolução dos mesmos. A retirada e devolução dos equipamentos devem ocorrer em dias úteis de expediente (segunda a sexta-feira), mediante agendamento prévio. Nos casos em que for possível o empréstimo, o horário para a sua retirada será informado na resposta da solicitação. Os materiais disponíveis para empréstimo estão listados na seção abaixo Material Disponível para Empréstimo.

MONTAGEM (SOMENTE PARA EQUIPAMENTOS DA SECOM)

A solicitação de montagem de equipamentos deve ser feita em conjunto com a solicitação de empréstimo de equipamentos através do GLPi. É essencial destacar que a equipe da Secom é responsável apenas pela montagem dos equipamentos disponibilizados pela mesma.
No caso em que o solicitante não informe a necessidade de montagem dos equipamentos, a Secom não poderá garantir a disponibilidade de uma equipe para realizar o serviço na data solicitada para o empréstimo.

CAPACITAÇÃO PARA USO DOS EQUIPAMENTOS E SITES

Visando facilitar a utilização dos recursos disponibilizados, a equipe Secom oferece capacitação para o uso dos equipamentos e gerenciador de conteúdo dos sites institucionais.
As capacitações são realizadas nas segundas e quintas-feiras e serão agendadas conforme disponibilidade da equipe responsável.

TRANSMISSÕES E VIDEOCONFERÊNCIAS (PRESENCIAIS, HÍBRIDAS OU ON-LINE)

As transmissões ou videoconferências, realizadas pela equipe Secom, devem ser previamente solicitadas através do GLPi. É possível realizar transmissões ou videoconferências de palestras, minicursos, defesas, rodas de conversas, entre outros.
É importante destacar que para a solicitação de transmissões ou videoconferências presenciais ou híbridas, o local do evento deve ser previamente confirmado e apropriado para que a transmissão seja realizada (com acesso a internet cabeada, tomadas e espaço físico adequado).
A equipe responsável comparecerá ao local portando apenas o equipamento de videoconferência (câmera, microfone do equipamento e tripé). Nos casos em que é necessário, o empréstimo de equipamentos, como caixa de som, microfone sem fio, dentre outros, é obrigatório o preenchimento do chamado “Empréstimo de Materiais e Equipamentos” na plataforma GLPi.

ANÁLISE DAS SOLICITAÇÕES

O prazo de execução será contado a partir do envio completo, por parte do demandante, das informações solicitadas pela Secretaria de Comunicação.
As demandas serão atendidas de acordo com a viabilidade, ordem de chegada e data dos eventos. Destaca-se que, de forma prioritária serão atendidas solicitações que abranjam a comunidade acadêmica como um todo ou que façam parte da comunicação estratégica da universidade.
As solicitações de empréstimos, transmissões e videoconferências enviadas com prazo menor que 07 dias úteis de antecedência poderão não ser atendidas.

APRESENTAÇÃO

A equipe de Cerimonial da Secretaria de Comunicação (Secom/UFJ) é responsável, quando solicitado, por organizar eventos protocolares da UFJ, que incluem as cerimônias de posse de reitores e diretores, inaugurações, concessões de títulos honoríficos e colações de grau.
A coordenação de eventos protocolares é realizada em colaboração entre a equipe de Cerimonial da Secom e as unidades acadêmicas ou órgãos, cada um com responsabilidades específicas. Devido às particularidades de cada evento, são estabelecidos protocolos específicos relacionados ao formato do convite, à ordem dos atos, à composição da mesa diretiva e à definição dos discursos.
Os casos excepcionais serão analisados pela equipe de cerimonial da Secom, mediante solicitações fundamentadas.

ESTRUTURAS PARA REALIZAÇÃO DE EVENTOS

A estrutura para realização dos eventos será providenciada pelo solicitante do evento.

NORMAS DE EVENTOS PROTOCOLARES

Os eventos protocolares demandam a elaboração de um cerimonial com um roteiro específico para sua realização. Esse cerimonial define os requisitos de qualidade necessários para garantir a execução adequada desses eventos, assegurando que todos os protocolos e procedimentos sejam seguidos de acordo com as normas estabelecidas. 

ATRIBUIÇÕES

As atribuições são divididas entre a Secom e o solicitante.
São atribuições da equipe de Cerimonial da Secom:
● Realizar e enviar o convite, de acordo com o evento realizado;
● Elaborar o roteiro a ser lido em eventos pelo mestre de cerimônia designado;
● Realizar, planejar, coordenar cerimônias de cunho oficial;
● Garantir que o cerimonial, a etiqueta e a ordem de precedência sejam seguidos em eventos organizados ou hospedados pela Universidade, para manter a imagem do Reitor e das autoridades presentes intacta;
● Assessorar o reitor e as demais autoridades em assuntos relacionados a cerimonial dentro da universidade.
São atribuições do Solicitante:
● Definir data, horário e local com a estrutura necessária para a realização do evento;
● Enviar as informações necessárias para elaboração do convite;
● Enviar convite ao seu público;
● Enviar informações indispensáveis para a confecção do roteiro;
● Confirmar a presença de convidados ilustres a cerimônia;
● Acompanhar de perto todas as etapas e medidas necessárias para a realização do evento

POSSE DE DIRETORES DE UNIDADES E ÓRGÃOS

A cerimônia oficial e protocolar é realizada para formalizar a transferência dos cargos da administração universitária, que inclui diretores de unidades acadêmicas e a Reitoria, para os eleitos que assumirão novos mandatos. Essa transferência é oficializada por meio da assinatura de uma portaria, seguindo a data estipulada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.
O(a) diretor(a) recém-eleito(a) precisa agendar e definir o dia, horário e local para a realização da cerimônia de posse. É essencial conciliar a agenda do(a) Reitor(a), do(a) diretor(a) que está deixando o cargo e a data de início do novo mandato, garantindo assim a adequada organização do evento.
A cerimônia deverá ser agendada com antecedência mínima de 30 dias, para permitir sua organização adequada.

ROTEIRO

O roteiro de cerimonial é elaborado na sequência descrita abaixo:
1. Introdução (boas-vindas);
2. Composição da mesa diretiva;
3. Registro das autoridades que prestigiam o evento;
4. Leitura do Termo de Posse feita pelo(a) Pró Reitor(a) de Administração de Pessoas;
5. Entrega das portarias;
6. Pronunciamentos e homenagem (caso haja);
7. Encerramento

COMPOSIÇÃO DA MESA DIRETIVA

A mesa diretiva das cerimônias de posse é presidida pelo Reitor ou representante legal e é composta por:
1. Reitor(a);
2. Vice-reitor(a);
3. Pró-Reitor(a) de Gestão de Pessoas;
4. Diretor(a) que assume o cargo;
5. Diretor(a) que deixa o cargo;
6. Vice-diretor(a) que assume o cargo;
7. Vice-diretor(a)que deixa o cargo.

PRONUNCIAMENTOS

Em cerimônias de posse, fazem uso da palavra:
1. Reitor(a);
2. Diretor(a) que assume o cargo;
3. Diretor(a) que deixa o cargo.

INAUGURAÇÕES

As cerimônias de inauguração de obras têm como propósito principal divulgar o ato administrativo relacionado à construção, ampliação ou reforma de espaços físicos.

PLACA INAUGURAL INSTITUCIONAL

A arte de placas deverá ser solicitada/enviada à Secom para elaboração ou aprovação, e deverá seguir o padrão estabelecido. Para inauguração de construções, as placas deverão ter as dimensões 60 x 80 cm. Já as placas de reformas e ampliações podem ser produzidas com dimensões 60 x 40 cm. As placas podem ser feitas com material em inox ou acrílico. Após a confecção da placa o responsável deverá encaminhar a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra/UFJ), que acompanhará ou realizará a instalação da placa no devido lugar. Ressaltamos que é de responsabilidade da unidade/órgão responsável, encaminhar a placa para a confecção e acompanhar sua instalação antes da inauguração.

ROTEIRO

O roteiro das cerimônias de inauguração é elaborado na sequência descrita abaixo:
1. Introdução (boas-vindas);
2. Composição da mesa diretiva ou mesa diretiva simbólica;
3. Registro das autoridades que prestigiam o evento;
4. Pronunciamentos e homenagem (se houver);
5. Descerramento da placa inaugural;
6. Encerramento

COMPOSIÇÃO DA MESA DIRETIVA

A mesa diretiva das cerimônias de inauguração é presidida pelo reitor ou representante e é composta por:
1. Reitor(a);
2. Vice-reitora(a);
3. Diretor(a) de unidade acadêmica ou órgão;
4. Secretário(a) de Infraestrutura da UFJ;
5. Parceiros que contribuíram financeiramente para a construção do local;
6. Autoridades, de acordo com o Decreto Federal nº 70.274/1972;
7. Coordenador(a) do espaço inaugurado.

PRONUNCIAMENTOS

A mesa diretiva das cerimônias de inauguração é presidida pelo reitor ou representante, os pronunciamentos deverão seguir a seguinte ordem:
1. Reitor(a);
2. Vice-reitora(a);
3. Diretor(a) de unidade acadêmica ou órgão;
4. Parceiros que contribuíram financeiramente para a construção do local;
5. Autoridades, de acordo com o Decreto Federal nº 70.274/1972;
6. Coordenador(a) do espaço inaugurado.

CERIMÔNIA DE ENTREGA DE TÍTULO HONORÍFICO

Os títulos honoríficos especiais concedidos pela UFJ são: Mérito Universitário, Professor Emérito,
Professor Honoris Causa, Doutor Honoris Causa e Técnico-Administrativo Emérito, conforme Regimento da UFJ.
A concessão dos títulos deve acontecer durante sessão especial da Assembleia Universitária, presidida pelo(a) Reitor(a). O traje oficial para todos os membros da mesa durante a cerimônia consiste em beca e pelerine.

ROTEIRO

O roteiro das cerimônias de entrega de título honorífico é elaborado na sequência descrita abaixo:
1. Introdução (boas-vindas);
2. Composição da mesa diretiva;
3. Entrada do(a) homenageado(a);
4. Registro das autoridades que prestigiam o evento;
5. Outorga do Título(a) ao homenageado(a);
6. Leitura do conteúdo do diploma;
7. Pronunciamentos;
8. Encerramento.

COMPOSIÇÃO DA MESA DIRETIVA

A mesa diretiva das cerimônias de entrega de títulos honoríficos é presidida pelo(a) reitor(a) ou representante legal e é composta por:
1. Reitor(a);
2. Vice-reitor(a);
3. Homenageado(a);
4. Diretor(a) de unidade acadêmica ou órgão;
5. Dois docentes e/ou servidores técnico administrativos que conduzem o(a) homenageado(a);

PRONUNCIAMENTOS

Em cerimônias de entrega de título honorífico especial, fazem uso da palavra:
1. Reitor(a);
2. Homenageado(a);
3. Diretor(a) de unidade acadêmica ou órgão;
4. Umdosdocentes e/ou servidores técnico administrativos que conduziu o(a) homenageado(a);

COLAÇÕES DE GRAU

A solenidade de colação de grau, é de responsabilidade da equipe de cerimonial da Secom. Destinada aos estudantes que completaram com êxito os cursos de graduação na instituição, a cerimônia é de caráter simbólico, sendo facultado ao aluno estar presente na solenidade. A cerimônia de colação de grau realizada pela UFJ deve seguir a resolução específica, a qual é publicada na página da Secom. Essa resolução estabelece as diretrizes, normas e procedimentos a serem seguidos durante a cerimônia, garantindo a padronização e qualidade do evento. É importante que todos os envolvidos na organização e participação da cerimônia de colação de grau consultem a resolução para tomar ciência das orientações.

CELEBRAÇÃO DE CONVÊNIOS

A Cerimônia de Celebração de Convênios será realizada apenas quando solicitada pela Reitoria da UFJ. Devido à natureza formal estabelecida por acordos entre instituições, a organização dessas cerimônias envolve a participação da equipe de cerimonial da Secom, a Reitoria da UFJ e a(s) instituição(ões) com as quais o convênio será estabelecido.

ROTEIRO

O roteiro das cerimônias de celebração de convênio será elaborado na sequência descrita abaixo:
1. Introdução (boas-vindas);
2. Composição da mesa diretiva;
3. Registro das autoridades que prestigiam o evento;
4. Assinatura do Convênio
5. Pronunciamentos

6. Encerramento.

COMPOSIÇÃO DA MESA DIRETIVA

A mesa diretiva das cerimônias de celebração de convênio que ocorrerem em espaço da UFJ, será presidida pelo(a) reitor(a) ou representante legal, e será composta por:
1. Reitor(a);
2. Representante da instituição com a qual o convênio é celebrado;
3. Autoridades, de acordo com o Decreto Federal nº 70.274/1972;
4. Diretores de unidades ou órgãos relacionados ao convênio.

PRONUNCIAMENTOS

Em cerimônias de celebração de convênio, fazem uso da palavra:
1. Reitor(a);
2. Representante da instituição com a qual o convênio é celebrado;
3. Autoridades, de acordo com o Decreto Federal nº 70.274/1972. 

Jornalismo

A Secretaria de Comunicação da UFJ (Secom/UFJ) desempenha papel
fundamental na disseminação de informações, projetos, pesquisas e comunicados
tanto para a comunidade interna quanto para o público externo da UFJ. Nossa
equipe adere a critérios de seleção de conteúdo, orientados pelo perfil do nosso
público-alvo. Dessa forma, as notícias, editais, eventos e reportagens constituem o
cerne do nosso material informativo.

A equipe Secom decide o local, formato e características da divulgação com
o objetivo de alcançar o público-alvo da reportagem, buscando apresentar as
informações essenciais de forma clara, precisa e acessível aos interessados.

Para saber mais sobre as normativas de jornalismo da SECOM, acesse Normativas Secom/UFJ 

Os materiais disponíveis para empréstimo temporário são:

A Secom possui Normativa própria que regulamenta o serviço de apoio
técnico. Antes de realizar a solicitação de empréstimo, verifique na aba Apoio Técnico.

Atenção:

A afixação de cartazes, faixas e banners nos ambientes externos e internos
está sujeita à autorização da Secom e deve seguir as seguintes orientações:

Para realizar solicitações de materiais de divulgação, acesse as Normativas de Uso dos Murais e siga as instruções.

As solicitações devem estar relacionadas com as atividades da UFJ que
estejam vinculadas às ações de ensino, pesquisa, extensão ou administrativas. As
demandas de campanhas institucionais se caracterizam pela divulgação de ações e
projetos que contemplam toda a comunidade universitária e não apenas uma
determinada área de conhecimento.

Destaca-se que também é atribuição da Secom a produção de artes para
divulgação de eventos e campanhas direcionadas ao público externo e interno da
UFJ. Neste caso, os solicitantes serão a Reitoria, Pró-Reitorias, Órgãos
Administrativos e Suplementares e Unidades Acadêmicas. É importante destacar
que o prazo para o atendimento da solicitação está sujeito à quantidade de
demandas em andamento.

Para mais informações, acesse Normativas de Produção de Materiais Gráficos e Audiovisuais

As redes sociais têm como objetivo principal a comunicação e interação
entre públicos, oferecendo conteúdos comunicativos e saudáveis.

Ao criar e ajustar os conteúdos, a linguagem e as formas de divulgação de
acordo com as possibilidades de cada rede, a Secretaria de Comunicação
(Secom/UFJ) busca estreitar os laços entre a universidade, o governo e a sociedade,
além de engajar a comunidade acadêmica, composta por estudantes, professores,
técnico-administrativos, colaboradores, pesquisadores, e a comunidade externa,
nos assuntos que cercam o ambiente universitário.

Além das normativas internas as redes sociais principais e setoriais da UFJ devem seguir as orientações de boas práticas do Governo Federal.  Saiba mais: Guia de Boas Práticas para atuação de redes sociais do Governo Federal

Para mais informações sobre as redes na UFJ, acesse a Normativas para Redes Sociais.

Institui os procedimentos para a criação, manutenção e gestão do Portal e dos sites e subsites institucionais no âmbito da Universidade Federal de Jataí.

Para mais informações, acesse Instrução Normativa SECOM/UFJ

Colação de Grau

A equipe de Cerimonial da Secretaria de Comunicação (Secom/UFJ) é
responsável, quando solicitado,por organizar eventos protocolares da UFJ, que
incluem as cerimônias de posse de reitores e diretores, inaugurações, concessões
de títulos honoríficos e colações de grau.

A coordenação de eventos protocolares é realizada em colaboração entre a
equipe de Cerimonial da Secom e as unidades acadêmicas ou órgãos, cada um com
responsabilidades específicas. Devido às particularidades de cada evento, são
estabelecidos protocolos específicos relacionados ao formato do convite, à ordem
dos atos, à composição da mesa diretiva e à definição dos discursos.

Os casos excepcionais serão analisados pela equipe de cerimonial da Secom,
mediante solicitações fundamentadas.

Para mais informações sobre as normativas de Colação de Grau, acesse Normativa de Cerimonial.

A MARCA UFJ 

A marca UFJ é um ativo intangível da Universidade que deve ser utilizado de forma criteriosa, obedecendo-se as orientações e especificações técnicas, visando à sua preservação, bem como à manutenção de sua integridade e consistência. 

Para tanto, seu uso na UFJ é regulado pela Resolução 17, de 27 de junho de 2024. O documento deve ser conhecido por todos aqueles/as que utilizem a identidade visual institucional para que o façam mediados pelas boas práticas e respeito às norma de uso. 

 

MANUAL DE USO DE MARCA

Uma marca, assim como a sua identidade visual, é a forma como uma instituição é representada para a sociedade. Para que haja uma comunicação correta a seu respeito, é importante que se preze pela sua adequada reprodução e pela preservação de todos os elementos que a compõem.

Dessa maneira, o Manual de Identidade Visual tem como objetivo, estabelecer parâmetros em vista de se organizar as informações sobre a identidade visual, garantindo assim à sua aplicação em meios diversos, legibilidade, visibilidade e reconhecimento.

 

Para mais informações, acesse Identidade Institucional.

 

ASSINATURA VISUAL UFJ

O pacote de arquivos abaixo disponível para download contém as possíveis variações para o uso da Assinatura Visual da UFJ conforme instruções contidas no Manual de Identidade Visual. 

 

ASSINATURAS CONJUNTAS
Unidades/Órgãos 

Com o objetivo de fortalecer a nova marca institucional e padronizar a comunicação visual da universidade, foi definido um modelo de apresentação para as unidades acadêmicas e administrativas que deve ser seguido. Esta iniciativa busca reforçar os símbolos e a marca UFJ entre a comunidade universitária, unificar a comunicação com a sociedade civil e conferir coerência e sintonia entre as diferentes unidades institucionais.

Dependendo da natureza da comunicação, a unidade administrativa ou acadêmica poderá optar pela utilização do logotipo da UFJ em vez do nome da unidade.

Faça o download das assinaturas conjuntas nos links abaixo:

As assinaturas para laboratórios, coordenações, projetos, entre outros deverão ser solicitadas à Secom através do endereço https://ossecom.ufj.edu.br/

 

PADRÕES GRÁFICOS

Grafismos

Para além da Assinatura Visual, das Cores e Tipografia da marca, existem outros elementos que apoiam e reforçam uma identidade visual. Entre estes, está o Padrão Gráfico, um conjunto de representações visuais que ilustram peças gráficas.

Para definição dos grafismos da identidade visual da UFJ, foram desenvolvidas 4 ilustrações em vetor de elementos visuais que se relacionam com a cidade de Jataí e com a instituição.
Em vista de não sobrecarregar visualmente as composições gráficas e manter o aspecto elegante e inovador, as ilustrações foram construídas em traços finos. De forma simplificada e geométrica, estas representações sintetizam as formas essenciais dos elementos aos quais se referem.

Faça o download das assinaturas conjuntas no link abaixo:

O projeto História, memória e afetos: 40 anos de Universidade Federal em Jataí configura-se como uma retomada e ressignificação das histórias, memórias e afetos da universidade federal na cidade de Jataí, desde a luta por sua criação, a implantação dos primeiros cursos, seu processo de crescimento até sua consolidação como universidade autônoma, a partir do desmembramento da Universidade Federal de Goiás e a criação da Universidade Federal de Jataí. Este livro, que traça a trajetória histórica da universidade por meio de fotografias e documentos, (re)constituindo as memórias daqueles que traçaram essa história, comemora a instituição e as vidas de quem a fez e faz existir, revelando que força e resistência são marcas não só do nosso Cerrado, mas da nossa gente!

História, memórias e afetos

Regimento Interno da SECOM
Identidade Institucional

De Segunda a Sexta-feira:

Das 8h00 às 11h30 e

13h30 às 17h00.