Da Universidade para a vida

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Promoção da inclusão foi tema de Roda de Conversa entre alunos da UFJ, familiares e comunidade

Neste mês foi realizada a primeira edição da Roda de Conversa “Da Universidade para a vida”. O nome do encontro mostra que momentos como este pretendem promover no espaço acadêmico práticas que possam ser reproduzidas fora desse ambiente também. O encontro foi realizado pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal de Jataí (NAI/UFJ). “A proposta do encontro foi ouvir alunos com deficiência, os pais e especialistas na área, para que seja possível compreender quais são os melhores caminhos para a promoção da inclusão”, destaca a coordenadora do NAI/UFJ, professora Leonor Paniago.

Roda de conversa

Alunos da UFJ, familiares e professores, durante Roda de Conversa “Da Universidade para a vida”

A Roda de Conversa reuniu 50 pessoas, entre alunos com deficiência/necessidades educacionais específicas, familiares e profissionais da Universidade. Durante o bate-papo, os pais tiveram a oportunidade de falar sobre as dificuldades enfrentadas pelos filhos e puderam compartilhar sugestões.

A dona Vera Lúcia é mãe do Marcelo Guimarães, que está no quarto período de Engenharia Florestal. Marcelo teve meningite quando era bebê e ficou com algumas sequelas por conta da doença. “Meu filho tem certas dificuldades, então é um desafio maior pra ele. Ele está na Universidade, está concluindo no tempo dele, e ver que estão buscando por melhorias, que estão olhando com um olhar mais humano para esse lado é muito bom. Eu estou cada vez mais confiante, fiquei muito feliz, muito grata mesmo!”, comemora.

Animada, dona Vera pretende participar mais das atividades na Universidade. “Esse foi o primeiro, mas quero muito poder participar de outros encontros. Essa oportunidade de conhecer a Universidade, saber como meu filho é tratado, foi muito boa. Achei que a Roda de Conversa foi de muito valor”.

O estudante também participou do encontro. Marcelo conta que foi comovente ouvir as histórias de quem tem alguma deficiência ou dificuldade de aprendizagem. “Espero que reuniões como esta ajudem as pessoas a terem mais empatia e a abraçarem a causa”, destaca o aluno.  Ele também espera que as ações de inclusão facilitem para que mais alunos frequentem a Universidade. “É um alívio quando os professores e as pessoas em geral conseguem nos compreender. Isso ajuda para que a gente consiga se adaptar e vencer as barreiras que enfrentamos e enfrentaremos na vida”, afirma Marcelo.

A Roda de Conversa foi coordenada pelas professoras Sônia Maria Rodrigues Simioni e  Danúsia Cardoso Lago. Contou também com a participação do professor Vanderlei Balbino da Costa, professora Leonor Paniago, Thábio Almeida,  Érica Yamauchi, Diovana Ferreira de Oliveira Thiago e Fábio Paranhos, todos estudiosos e pesquisadores da Educação Inclusiva. Também participaram representantes do GAJ (Grupo Autismo Jataí), da Escola Érica de Melo Barbosa, da APAE/Jataí, e psicólogos especialistas na educação especial.

O encontro, realizado na Biblioteca Flor-do-Cerrado – Campus Jatobá, marcou a conclusão dos Cursos de Formação Continuada para gestores e professores na Perspectiva da Educação Inclusiva e deu início a um novo Projeto de Extensão. “Sabe quando nos unimos em prol do bem comum? Não tem como não dar certo. Na nossa Roda de Conversa “da universidade para a vida”, dialogamos, trocamos ideias, estreitamos laços, foram propostas sugestões para melhor acolher os jovens universitários com deficiência da UFJ. Uma iniciativa pioneira. Foi uma manhã leve, acolhedora e de escuta sensível”, destacou a professora Sônia Maria Rodrigues Simioni.

Roda de conversa  

Alunos da UFJ, familiares e professores, durante Roda de Conversa “Da Universidade para a vida”

NOVO PROJETO DE EXTENSÃO

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal de Jataí (NAI/UFJ) encerrou as atividades de 2024 já lançando um olhar para as ações que vão ser desempenhadas em 2025, com a criação do novo Projeto de Extensão.

A troca de informações durante a Roda de Conversa levou ao surgimento do Projeto “Construindo Pontes: Inclusão e acessibilidade para todas as pessoas”. O objetivo é promover, cada vez mais, a conscientização e o combate à discriminação e exclusão das pessoas com deficiência.

Atualmente o NAI/UFJ conta com duas psicopedadogas que atendem os alunos e repassam aos professores e coordenadores as necessidades que vão surgindo. O projeto vai tornar essa troca de informações ainda mais eficiente. “Sentimos a necessidade de trazer esses alunos, seus pais, pessoas de entidades que trabalham com a educação especial e pesquisadores na área, para uma conversa que pudesse oferecer respostas à Universidade, como: Quais ações gostariam de ver sendo desenvolvidas pela Universidade para a inclusão; se gostariam de participar dessas ações de algum modo. Os alunos com deficiência e seus familiares assumirão um papel de protagonismo, sendo eles mesmos os porta-vozes de suas lutas e desafios. Esse empoderamento é essencial para a construção de uma sociedade mais justa, em que a deficiência seja vista como característica humana e não como estigma.”, explica a professora Leonor Paniago.

O Projeto pretende cultivar um ambiente de acolhimento e respeito na UFJ, na sociedade em geral e democratizar o acesso às informações sobre a importância da inclusão. Para isso, estão previstas campanhas, palestras e oficinas. “Um dos principais objetivos é incentivar a interação entre alunos com deficiência e seus colegas, promovendo um espaço onde todos possam compartilhar experiências e construir uma rede de apoio. Essa troca de vivências é fundamental para desmistificar preconceitos, já que o contato direto com a diversidade permite que todos compreendam as realidades enfrentadas pelas pessoas com deficiência”, complementa a professora Leonor.