Já começaram as aulas do segundo semestre do cursinho popular Maria Eloá, projeto de extensão da Universidade Federal de Jataí (UFJ), voltado para estudantes em situação de vulnerabilidade social, incluindo estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).


O cursinho tem, atualmente, duas turmas. Aos sábados as aulas são realizadas no Campus Riachuelo da UFJ, de manhã e à tarde. Durante a semana as aulas são de segunda a sexta-feira, no período noturno, na Escola Estadual Frei Domingos.
Criado em 2018, já são mais de cinco turmas de egressos e uma equipe formada por mais de 70 extensionistas. O cursinho é uma parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) e Coordenação Regional de Educação (CRE-Jataí). A proposta é contribuir para que estudantes do ensino médio, da rede pública de ensino, tenham mais oportunidades de acesso ao ensino superior nas universidades públicas.
Além da atuação local, o cursinho conquistou, recentemente, um importante reconhecimento nacional e passou a integrar a Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), consolidando-se como referência no acesso à educação pública, gratuita e de qualidade. A conquista é fruto de uma construção coletiva que prioriza o atendimento a estudantes do ensino médio de escolas estaduais de Jataí, especialmente aquelas mais afastadas do centro da cidade.
Neste ano o projeto também foi contemplado com o financiamento do Ministério da Educação (MEC), o que vai possibilitar o pagamento de bolsas para professores, estudantes extensionistas e estudantes da educação básica que participarem das aulas. O cursinho também passa a fazer parte do programa institucional “Vem pra UFJ”.
A aula inaugural foi realizada no dia 19 de agosto e contou com a presença do reitor da UFJ, prof. Christiano Peres Coelho; da coordenadora regional de educação profa. Marina Silveira; da coordeandora geral do projeto, profa. Helga Martins; do coordenador de ensino médio da CRE, prof. Thiago Rocha; do diretor de extensão da UFJ, prof. Rafael Siqueira; e da diretora do Colégio frei Domingos, profa. Keila Oliveira. Também estiveram presentes estudantes e extensionistas.



Na oportunidade foi ressaltada a importância da parceria entre universidade e escola para o enfrentamento dos problemas educacionais na atualidade; a importância do cursinho popular como uma estratégia de possibilitar o acesso ao ensino superior para uma parcela da população em situação de vulnerabilidade social; e a necessidade de ampliação do cursinho para outras escolas do município e região.
A UFJ celebra mais esse passo na promoção do acesso à educação e reforça seu compromisso com ações extensionistas que transformam vidas e fortalecem os vínculos com a comunidade.



Texto: Secom/UFJ
Fonte: Proece/UFJ