Engenharia Florestal

O curso

O Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Jataí (UFJ) foi criado no ano 2008 no âmbito do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) instituído pelo Decreto Presidencial nº 6.096/2007. Ofertando a partir do ano de 2009, 50 vagas anualmente, na área de conhecimento de Ciências Agrárias, tendo como forma de ensino a educação presencial na modalidade de específico da profissão.

O curso foi programado para ser integralizado em dez semestres letivos, totalizando 4364 horas, em período integral e regime semestral, distribuídas em disciplinas do núcleo comum, obrigatórias, optativas, de núcleo livre e atividades complementares. Sendo que As disciplinas do currículo passam pelas diferentes grandes áreas da Engenharia Florestal, tais como: Ecologia e Gestão Ambiental, Manejo Florestal, Silvicultura e Tecnologia de Produtos Florestais.

Os objetivos do curso de Engenharia Florestal da UFJ baseiam-se em competências gerais e específicas necessárias para o desempenho profissional do Engenheiro Florestal e englobam as competências e habilidades para atuarem em empreendimentos que incluem desde a conservação até a produção e a utilização dos recursos naturais renováveis.

Perfil

O curso de Engenharia Florestal da UFJ tem como missão promover, de forma ininterrupta, a formação de profissionais para atuarem na área de Ciências Florestais, conforme as diretrizes do Ministério da Educação (MEC), e em consonância com a missão da Universidade Federal de Jataí, que é a de gerar, sistematizar, aplicar e difundir conhecimento, ampliando e aprofundando a formação de cidadãos e profissionais qualificados e empreendedores, e contribuir para o desenvolvimento sustentável do país, visando a melhoria da qualidade da vida.

O curso tem o perfil para formação de recursos humanos qualificados preparados para desenvolver e executar projetos de interesses sociais, ambientais e/ou econômicos, bem como para atuar em projetos inovadores que envolvam o desenvolvimento de novos conhecimentos e tecnologias. Ou seja, ser capaz de equilibrar as demandas da sociedade com as possibilidades produtivas de uma floresta e seus serviços, seja de uma região, de um estado ou de uma nação.

Carreiras

O mercado de trabalho para o profissional da Engenharia Florestal oferece diversas oportunidades, que tendem a aumentar com o avanço das práticas conservacionistas e com o aumento da produção florestal. O Engenheiro Florestal formado na UFJ poderá atuar em órgãos governamentais, instituições de ensino superior, institutos de pesquisa, empresas públicas e privadas, indústrias químicas e madeireiras (de celulose, de papel, moveleira e madeira processada, etc); parques e reservas ecológicas, secretarias estaduais e municipais, organizações não-governamentais, fundações e consultorias ou como empreendedor, conforme habilidades do egresso, apresentados neste projeto. 

Modalidade

10 semestres

Integral

E-MEC 201832247

Campus Jatobá – Cidade Universitária
BR 364, km 195, nº 3800
CEP 75801-615

Telefone: (64) 3606-8300

E-mail: engenhariaflorestal@ufj.edu.br

Site: Engenharia Florestal

Avaliações do curso

*Notas aplicadas em uma escala de 1 a 5