Outras medidas já estão sendo tomadas para melhorar, também, o fornecimento de internet
O novo gerador de energia já está no Campus Jatobá e deve ser instalado ainda neste mês. Com o equipamento, em casos de interrupção do fornecimento de energia, a Universidade não ficará prejudicada. “Por ser um equipamento novo, ele gera mais confiabilidade em relação à manutenção da estabilidade da energia”, explica o eletrotécnico da Secretaria de Infraestrutura, Lázaro Rubens.
Quando estiver instalado, em casos de falha no fornecimento de energia, o novo gerador vai fornecer energia necessária para o Data Center, onde estão hospedados todos os sistemas da Universidade, como SIGAA, SEI, SIS Viagem, o sistema da biblioteca, entre outros. “Dessa forma, o acesso a esses programas não será interrompido diante de possíveis quedas de energia, o que facilitará tanto para os servidores, quanto para os estudantes”, destaca o vice-diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação, Cleiber Conceição de Lima.
Sem o gerador, em casos de queda no fornecimento de energia, os equipamentos precisam ser desligados de forma controlada para evitar danos e, automaticamente, o fornecimento de internet também fica suspenso. “Todo o processo para desligar os equipamentos leva em média 40 minutos e para ligá-los novamente pode levar até três horas. Assim que o gerador for instalado, não iremos ficar todo esse tempo sem internet, quando a causa for a queda de energia.”, complementa Gustavo Oliveira Melo, coordenador de redes da Secretaria de Tecnologia da Informação.
Para melhorar ainda mais o fornecimento de internet na Universidade, outras medidas já estão sendo tomadas. “Teremos mais um link de fibra óptica, chamado link de backup, que vai passar por um caminho diferente do link que já usamos atualmente. Assim, caso uma das fibras seja rompida, a outra continuará funcionando e o fornecimento de internet não será interrompido. Este novo link também vai ligar o Campus Jatobá ao Riachuelo. Além disso, tivemos aumento no link de internet do Campus Riachuelo, que em breve vai passar para um gigabyte”, esclarece Wesley Carmo Ramos, diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação.
Todas essas melhorias são para viabilizar um trabalho de mais qualidade na Universidade. “Esses investimentos são para manter o nosso sistema o tempo todo no ar. Com isso, temos a possibilidade de que o trabalho seja realizado de maneira mais satisfatória, seja no presencial ou no remoto”, reforça o reitor, Prof. Christiano Peres Coelho.
Fonte: Secretaria de Comunicação – SECOM/UFJ