Universidade Federal de Jataí oferece atendimento com psicólogos para alunos, servidores e também para a comunidade
A campanha Janeiro Branco, criada em 2014, propõe uma reflexão sobre a importância dos cuidados com a saúde mental. Com a rotina cheia de afazeres, a tendência é deixar de lado as atividades de lazer e a prática de atividades físicas, por exemplo. Mas reservar um tempo para cada um desses momentos é o caminho para manter o equilíbrio da saúde mental. Em casos de necessidade, procurar ajuda de um profissional também é muito importante.
A Universidade Federal de Jataí oferece atendimento com psicólogos para alunos, servidores e também para a comunidade. “Aprender a cuidar de si e de sua saúde é um ato de amor. O resultado é mais bem-estar e qualidade de vida em seus diversos contextos, pessoais e profissionais”, explica a psicóloga Leilane Rocha Vieira.
Atendimento para os servidores
Para os servidores, a UFJ oferece o serviço de escuta terapêutica, por meio da PROPESSOAS. Se necessário, o profissional é encaminhado para tratamento psicológico ou psiquiátrico por meio de parcerias externas.
“Por meio da escuta terapêutica o servidor tem a possibilidade de autorreflexão a respeito da dinâmica vivenciada e adquire clareza de possíveis encaminhamentos para enfrentamento mais assertivo da situação, podendo minimizar angústias e sofrimentos gerados no contexto de trabalho. O tratamento adequado possibilita lidar de maneira mais eficiente com questões emocionais e psicológicas, prevenindo complicações e possibilitando uma vida mais tranquila”, destaca a psicóloga Leilane.
O atendimento é disponibilizado para técnicos, docentes e terceirizados que tenham queixas relacionadas ao trabalho, como questões de assédio moral/sexual; relacionamentos interpessoais; Síndrome de Burnout, readaptação de funções, entre outros.
- O agendamento é feito pelo e-mail: leilane.vieira@ufj.edu.br.
Atendimento para a comunidade
Por meio do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), a UFJ também oferece atendimento gratuito à comunidade externa. São atendidas pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos.
Os atendimentos são realizados por alunos do curso de psicologia, supervisionados pelos professores. “Geralmente são alunos que estão no último ano do curso e já têm todo o preparo teórico e técnico para realizar os atendimentos”, explica a psicóloga Ana Danielly Fernandes da Silva, coordenadora e responsável técnica pelo Serviço de Psicologia Aplicada da UFJ (SPA/UFJ).
Para quem deseja atendimento, as inscrições são abertas no início do semestre letivo e a quantidade de vagas ofertadas depende da quantidade de alunos disponíveis para os atendimentos.
“É um serviço gratuito e de qualidade que tem uma importância muito grande. Sabemos que as questões de saúde mental se agravaram, principalmente depois da pandemia. Tem cada vez mais pessoas procurando atendimento psicológico e a clínica ajuda a atender essa demanda”, reforça Ana Danielly.
- Endereço: Av. Dorival de Carvalho, n. 1643, vila Santa Maria, Jataí – GO.
- Whatsapp: (64) 3606-8344
Atendimento aos alunos
Para atender os alunos, o Serviço de Psicologia possui quatro profissionais. As sessões de psicoterapia são gratuitas e qualquer aluno pode solicitar o atendimento.
- O agendamento é feito pelo e-mail: sep.prae@ufj.edu.br.
Confira mais sobre o atendimento aos alunos na nossa reportagem: Janeiro Branco: Vamos falar de saúde mental?
Fonte: Secretaria de Comunicação – SECOM/UFJ