Primeiro passo para uma universidade mais sustentável e para a redução de gastos com a conta de energia elétrica
O reitor da UFJ, Prof. Christiano Peres Coelho, assinou a ordem de serviço para o início das obras de instalação da Usina Fotovoltaica na Universidade Federal de Jataí.
Vão ser três unidades de usina de solo e quatro unidades de usina de telhado, mais de 470 placas solares que devem produzir uma média de 305 quilowats pico. Isso significa que a quantidade de energia gerada vai reduzir em 30% o valor da parcela da tarifa de energia que compõe a fatura da universidade.
“Com a instalação da usina vamos reduzir significativamente a conta de energia e, com isso, o dinheiro economizado vai poder ser direcionado para outras atividades. Este é o início do trabalho para que a universidade alcance a autosuficiência na produção de energia”, destaca o reitor da UFJ, Prof. Christiano Peres Coelho.
A usina está avaliada em R$ 2.128.000,00. A verba para instalação veio por meio de emenda parlamentar do senador Vanderlan Cardoso (PSD). A previsão é de que a empresa responsável pela obra, 5G energia solar, finalize a instalação da usina em maio deste ano.
“A importância dessa obra vai de encontro ao atendimento do plano de gestão e o plano de desenvolvimento institucional da UFJ e irá proporcionar a geração de uma energia sustentável, reduzindo os gastos com a energia elétrica, possibilitando o aumento da disponibilidade de recursos de custeio para atendimento da atividade fim da Instituição”, reforça o diretor da Secretaria de Infraestrutura, Ricardo Porto Simões Mathias.
Fonte: Secretaria de Comunicação – SECOM/UFJ