Reitor da UFJ se reúne com Superintendente Municipal de Trânsito de Jataí para avaliar as possibilidades de melhorias no transporte coletivo que atende alunos e servidores da Universidade
Inúmeros alunos dependem do transporte coletivo municipal para chegar ao Campus Jatobá. Com a retomada das aulas do curso de medicina e a proximidade do início das aulas dos demais cursos, pensar estratégias para melhorar a qualidade desse transporte se torna fundamental.
Para isso, nesta semana, o reitor da UFJ, Prof. Christiano Peres Coelho, se reuniu com o Superintendente Municipal de Trânsito de Jataí, Marcelo Fiório. Além da equipe da SMT, também participaram da reunião representantes da Translocave, empresa terceirizada que presta o serviço de transporte público em Jataí.
O principal objetivo da reunião foi buscar soluções que possam atender a demanda crescente de maneira eficiente e acessível. Para que seja possível chegar a essas soluções, foram apresentadas as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes em relação aos horários, acessibilidade, custos e superlotação.
Durante a reunião, a SMT apresentou quais as linhas disponíveis, as rotas que realizam e a frequência dos ônibus nos horários de pico e fora de pico.
Para buscar soluções aos problemas apresentados, foi proposta a criação de um comitê que será organizado pela Superintendência Municipal de Trânsito. Os grupos de trabalho vão realizar um diagnóstico da situação atual, que vai subsidiar a elaboração de um cronograma para implementação de melhorias.
Entre as melhorias previstas estão: reestruturação das rotas existentes, inclusão de novas rotas, ajuste nos horários das linhas existentes e implantação de linhas exclusivas para estudantes em horários específicos. A proposta é criar um sistema de integração em que linhas mais curtas fariam a interligação entre os bairros e um ponto central da cidade. A partir desse ponto, ônibus específicos fariam o trajeto até a UFJ.
Fonte: Secretaria de Comunicação – SECOM/UFJ