Dia do Esportista

Publicado em

Hoje, 19 de fevereiro, é dia de celebrar os atletas e incentivar a prática de atividades físicas

Quanto tempo da sua semana está reservado para a prática de atividades físicas? A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é para que adultos dediquem, pelo menos, duas horas e meia para os exercícios durante a semana.

A prática de atividades físicas é fundamental para garantir uma rotina mais saudável. Além de contribuir com o fortalecimento muscular, ajuda a prevenir e controlar doenças. Também traz benefícios para a saúde mental, como a redução dos sintomas da ansiedade.

Equipe UFJ nos Jogos Universitários Goianos (JUGs)

Esporte na UFJ

A Universidade Federal de Jataí está lotada de atletas. Em 2024, por exemplo, mais de 50 alunos participaram dos Jogos Universitários Goianos (JUGs), principal competição universitária estadual.
Os alunos disputaram nas modalidades: futebol masculino, futsal masculino, voleibol feminino, basquete masculino, handebol masculino, natação, atletismo, lutas, badminton, tênis de mesa e xadrez. Três modalidades chegaram aos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs): futebol, badminton e atletismo.


Diversos professores e técnicos também participaram das competições, auxiliando na preparação e acompanhamento das equipes. “Essas competições são um espaço privilegiado para o crescimento dos atletas, proporcionando experiências enriquecedoras, incentivando a prática esportiva e promovendo a integração entre universidades. Além disso, contribuem com a formação dos atletas, desenvolvendo valores como disciplina, trabalho em equipe e superação”, destaca Letícia Lemos Ayres da Gama Bastos, coordenadora de esporte e lazer da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (PROECE).

Equipe UFJ nos Jogos Universitários Goianos (JUGs)

A partir de uma parceria entre a Secretaria de Esporte e Lazer do município e a Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU), neste ano, em agosto, o futebol vai ser disputado em Jataí. É a primeira vez que uma modalidade dos Jogos Universitários Goianos (JUGs) vai ser sediada por uma instituição pública supernova. “Esta é uma grande conquista para a instituição, com a valorização do esporte universitário local. Além disso, fortalecemos a imagem da UFJ como referência no cenário esportivo estadual e nacional”, pontua Letícia.

Para 2025 também estão sendo pensadas ações para estimular a participação das mulheres nos Jogos. “Temos o voleibol feminino, mas queremos incentivar a presença de atletas em outras modalidades. O esporte é uma ferramenta poderosa de inclusão, empoderamento e desenvolvimento pessoal. Garantir oportunidades iguais para as mulheres nas competições universitárias é essencial para o crescimento do esporte na UFJ”, complementa Letícia.



Fonte: Secretaria de Comunicação – SECOM/UFJ