UFJ avança na criação de novos cursos de Inteligência Artificial e Ciências de Dados Agrícolas após audiência com Ministro da Educação

Publicado em

Depois de dez anos a instituição terá novos cursos de graduação

Reitor da UFJ, prof. Christiano Peres Coelho, em reunião com o ministro da Educação, Camilo Santana

Nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, o reitor da Universidade Federal de Jataí (UFJ), professor Christiano Peres Coelho, reuniu-se com o ministro da Educação, Camilo Santana, em Brasília, para discutir a criação de dois novos cursos de graduação na instituição: Inteligência Artificial e Ciências de Dados Agrícolas. A audiência, intermediada pelo deputado federal Rubens Otoni, resultou no compromisso do Ministério da Educação (MEC) em disponibilizar as vagas docentes necessárias para a implantação dos cursos. Trata-se de um marco histórico para a UFJ, que após uma década sem novas graduações, ampliará sua oferta acadêmica.

A proposta dos novos cursos visa atender às demandas do mercado e impulsionar a inovação tecnológica, especialmente no setor agrícola, área de grande relevância para a região. O reitor, Christiano Coelho, destacou a importância desse avanço. “Estamos trabalhando para garantir que a UFJ continue a crescer e oferecer educação de excelência, alinhada às necessidades do futuro”.

Leo de Brito, assessor especial do ministro; Rubens Otoni, deputado federal; Camilo Santana, ministro da educação; Christiano Coelho, reitor da UFJ e Alexandre Brasil, secretário da Secretaria de Educação Superior

O deputado federal Rubens Otoni (PT), que viabilizou a audiência, destacou que: “O compromisso feito pelo ministro Camilo Santana é uma conquista para a UFJ e para todos que defendem mais oportunidades de educação para a nossa juventude.” 

Além da criação dos novos cursos, a reunião abordou outros temas estratégicos, como o apoio às universidades supernovas, iniciativas de modernização e expansão da universidade e a possibilidade de abertura de novas vagas para técnicos-administrativos, reforçando a estrutura da instituição.

Reitor da UFJ, prof. Christiano Peres Coelho, em reunião com o ministro da Educação, Camilo Santana

Fonte: Secretaria de Comunicação – SECOM/UFJ