A Universidade Federal de Jataí, por meio do olhar e das ações dos profissionais que fazem parte da instituição, está sempre comprometida com a inovação e a busca pelo desenvolvimento científico e tecnológico. No edital do Programa de Auxílio à Pesquisa Científica e Tecnológica, edição de 2024, da Fapeg, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás, a UFJ teve 22 propostas de pesquisas contempladas. Todas as propostas são vinculadas aos docentes dos programas de pós-graduação da UFJ.

Nesta quinta-feira, 10 de abril, durante visita da diretoria da Fapeg à UFJ, foi assinado, de forma simbólica, o termo de outorga para disponibilização dos recursos de um dos projetos de pesquisa aprovados.
“Esses 22 projetos aprovados correspondem a um valor de mais de 650 mil reais. Isso demonstra todo o nosso trabalho de estruturação da pesquisa e da pós-graduação. O apoio da Fapeg para o desenvolvimento dessas pesquisas é fundamental e nós vamos aproveitar ao máximo essas possibilidades. Nossas equipes estão empenhadas em deixar os projetos prontos, para que possam ser inscritos sempre que a Fapeg abrir novos editais”, destaca o reitor da UFJ, prof. Christiano Peres Coelho.

Visita aos laboratórios e aula inaugural da pós-graduação
Durante a visita à UFJ, a diretoria da Fapeg esteve em alguns laboratórios da instituição, para conhecer a infraestrutura dos espaços em que são desenvolvidos os projetos de pesquisa.
“Essa interação direta com a Fapeg tem um papel extremamente importante, principalmente no planejamento de ações estratégicas por parte da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação. Muitas das ações que têm sido desenvolvidas neste ano foram definidas e estabelecidas com base em interações que tivemos com a Fundação no ano passado. Precisamos dar continuidade a essas parcerias, para a estruturação dos espaços físicos que estamos buscando constituir aqui dentro da UFJ”, pontua a pró-reitora de Pesquisa e Inovação, profª Núbia de Souza Lobato.

A diretoria da Fapeg também participou da aula inaugural dos programas de pós-graduação da UFJ. Durante o evento, o presidente da Fundação, Marcos Arriel, conversou com os alunos.
“Esse contato com os nossos alunos, para explicar sobre a importância da pesquisa na formação deles é fundamental. A Fapeg têm investido na UFJ com as bolsas de formação, bolsas de mestrado e doutorado. Essas bolsas de estudo são um grande incentivo para a qualificação dos alunos dos programas de pós-graduação”, pontua a pró-reitora de Pós-Graduação, profª Maria José Rodrigues.

Apoio à pesquisa
Em 2025 a Fapeg completa 20 anos. O presidente da Fundação, Marcos Arriel, reforçou que as visitas às instituições são momentos para prestar contas sobre as ações da Fapeg e ouvir as propostas da Universidade para que seja possível redesenhar os planejamentos.
“A Fapeg tem priorizado as instituições novas e supernovas, além de reforçar o compromisso com a interiorização dos investimentos em ciência, tecnologia e inovação. A pretensão é descentralizar os recursos que historicamente ficavam na capital e região metropolitana. Nesse sentido, estamos aqui para fortalecer ainda mais essas instituições, como a UFJ”, afirma Marcos.

Também participaram do encontro na UFJ, a vice-reitora, profa. Alana Flávia Romani; os gestores das pró-reitorias e demais unidades administrativas da UFJ; o diretor científico e de inovação da Fapeg, Cláudio Leles; o diretor de programas e monitoramento da Fapeg, Vanderlei Cassiano; e o chefe de gabinete da Fapeg, Henrique Troncoso.
Fonte: Secretaria de Comunicação – SECOM/UFJ