Uma rotina de cuidados com a saúde mental é necessária para manter o equilíbrio em todas as áreas da vida. É importante reservar um tempo para as atividades de lazer, para a prática de exercícios físicos e, se necessário, procurar ajuda de um profissional pode fazer toda a diferença.
Para oferecer esse cuidado à comunidade de Jataí, com mais qualidade e conforto, a UFJ terá uma sede própria para os atendimentos psicológicos do Serviço de Psicologia Aplicada, o SPA. A ordem de serviço para a construção do prédio foi assinada e a obra deve começar ainda neste semestre, no Campus Riachuelo.
“A assinatura dessa ordem de serviço é mais um momento de extrema importância. A clínica escola vai possibilitar um atendimento ampliado para toda a comunidade, além de ser fundamental para a formação dos estudantes de psicologia”, reforça o reitor, prof. Christiano Peres Coelho.

A obra, avaliada em R$ 3.209.950,91, vai ser realizada pela empresa Carplan Engenharia. A verba veio por meio do PAC, Programa de Aceleração do Crescimento.
“Com a instalação de um espaço próprio e devidamente equipado, a UFJ poderá oferecer mais serviços à população, contribuindo para o bem-estar social. Também vai reduzir as despesas da instituição, que atualmente destina recursos ao pagamento de aluguel para o funcionamento dos Serviços de Psicologia Aplicada; dessa forma esses recursos financeiros poderão ser direcionados para outras áreas prioritárias”, explica o diretor da Secretaria de Infraestrutura, Ricardo Porto Simões Mathias.

Atendimento para a comunidade
Por meio do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), a UFJ oferece atendimento gratuito à comunidade externa. São atendidas pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos.
As inscrições são abertas no início do semestre letivo. Os atendimentos são realizados por alunos do curso de psicologia, que estão no último ano do curso e já têm o preparo teórico e técnico. Além disso, os alunos são supervisionados por professores.
“Essa abertura à comunidade é um dos pilares da extensão universitária, que visa levar os conhecimentos produzidos na academia para além dos muros da instituição, impactando positivamente a vida das pessoas e promovendo o desenvolvimento local e regional”, reforça Ricardo, diretor da Secretaria de Infraestrutura.
Fonte: Secretaria de Comunicação – SECOM/UFJ