Construindo a UFJ que Queremos: Participe do Planejamento Estratégico 2026–2032

Publicado em

A Universidade Federal de Jataí (UFJ) dá início a uma nova e importante jornada: a construção do seu Planejamento Estratégico Institucional para o período de 2026 a 2032, conforme previsto no seu PDI (Meta: G-2.1). 

Mais do que um exercício técnico, este é um convite à escuta, à colaboração e à construção conjunta do futuro que queremos para nossa universidade. Todo o processo foi organizado para garantir participação ampla, diálogo qualificado e decisões alinhadas aos valores e desafios da UFJ. Por isso, convidamos cada membro da nossa comunidade a se engajar ativamente neste movimento coletivo. 

Sua voz, sua vivência e suas ideias são fundamentais para que esse planejamento seja, de fato, um reflexo da UFJ que somos e da UFJ que queremos ser. 

Vamos construir juntos os caminhos para a geração de valor público. 


Como primeiro passo nessa caminhada, convidamos você a conhecer as Portarias e os documentos que conduzem os trabalhos a serem realizados.

Portarias:

  • Institui o modelo de Gestão Estratégica da UFJ – Portaria nº 320/2025, de 24/04/2025: [clique aqui]
  • Institui o Comitê de Planejamento Estratégico – Portaria nº 321/2025, de 24/04/2025: [clique aqui]
  • Designa a composição do Comitê de Planejamento Estratégico – Portaria nº 322/2025, de 24/04/2025: [clique aqui]


O Comitê de Planejamento Estratégico (CPE) elaborou um Guia Orientador para que toda a comunidade acadêmica tenha ciência sobre como ocorrerá esse processo. Nele estão contidos conceitos, as formas de participação, orientações para o desenvolvimento dos grupos temáticos, entre outras informações que o(a) ajudarão a compreender melhor essa jornada. [clique aqui] para acessar o Guia.


Consulte também o cronograma da primeira etapa do Planejamento Estratégico, que será desenvolvida ao longo de 2025. Esse cronograma orienta as principais ações previstas para o período e permite que toda a comunidade acompanhe, participe e contribua de forma ativa em cada fase do processo: [clique aqui]


Está sendo aberta uma consulta pública para que toda a comunidade acadêmica possa contribuir com a revisão e atualização da missão, da visão de futuro e dos valores institucionais da UFJ. Essa é uma oportunidade de participação coletiva para refletirmos, juntos, sobre a sobre a identidade que nos une e os propósitos que nos guiam enquanto universidade pública, inclusiva e comprometida com o desenvolvimento social, ambiental e regional. Antes de registrar sua contribuição, orientamos que você conheça a missão, visão de futuro e os valores atualmente vigentes, disponíveis no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFJ [clique aqui]. Assim, sua contribuição será mais alinhada aos princípios institucionais e ao processo estratégico em curso. Em seguida, encaminhe suas sugestões através do formulário abaixo.

Esta consulta pública se iniciará dia 27/06/2025 e será finalizada em 15/08/2025

Não deixe de participar!  Vamos, juntos, fortalecer os pilares que sustentam o futuro da UFJ. Sua voz faz parte dessa transformação.

– Acesse o formulário de contribuição para revisão e atualização da Missão, Visão de Futuro e Valores da UFJ: [clique aqui]



Participe da construção do futuro da UFJ

O planejamento estratégico da UFJ será conduzido por Grupos Temáticos, que irão subsidiar as decisões institucionais para os próximos anos.

Se você é docente, discente ou técnico(a)-administrativo(a) em educação (TAE) e ainda não representa seu órgão de lotação, poderá inscrever-se como representante da comunidade acadêmica a partir dia 27/06/2025.

São duas vagas por categoria e por grupo temático. Caso haja mais de duas inscrições por categoria e por grupo temático, os representantes serão escolhidos por meio de um sorteio público previsto para ser realizado no dia 21/07/2025.

O prazo para inscrição finalizará dia 18/07/2025. Não deixe de participar! Sua contribuição é fundamental para os debates a serem realizados. Lembrando que, para os discentes participantes, será emitida uma declaração de participação. Para os discentes a declaração poderá ser validada como Atividade Complementar (AC).

Os Grupos Temáticos e os respectivos temas a serem tratados são:

Grupo Temático Finalístico: Ensino (Graduação e Pós-graduação); Projeto Político Pedagógico (PPI); Políticas de Ensino, Pesquisa, Extensão, Cultura, Esporte, Inovação e Egressos; Internacionalização, Desenvolvimento Regional e Inserção Escalar. 

Grupo Temático Suporte 1: Gestão de Pessoas; Ações Comunitárias; Assistência e Permanência Estudantil; Inclusão; Acessibilidade.

Grupo Temático Suporte 2: Administração; Finanças e Orçamento; Infraestrutura Física; Tecnologia da Informação e Comunicação; Logística; Plano Diretor; Segurança e Privacidade da Informação; Governança Digital; Gestão do Conhecimento; Sustentabilidade.

Grupo Temático Governança: Integridade, Compliance, Prestação de Contas, Transparência, Gestão de Processos e Riscos; Governança de Dados; Instâncias Colegiadas; Controle Interno; Comunicação Institucional; Environmental, Social and Governance – ESG; Monitoramento e Avaliação.

Lembre-se: você pode participar de somente um grupo temático, pois as atividades de cada um deles serão realizadas concomitantemente.


– Acesse o formulário de inscrição para participação dos grupos temáticos: [clique aqui]


Para mais informações, consulte o sítio eletrônico da Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan), na aba “Planejamento e Desenvolvimento Institucional” – Coordenação de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (CPDI): [clique aqui]
Na próxima reunião do Conselho Universitário (Consuni), a ser realizada no próximo dia 02/07/2025, também serão repassadas informações sobre o planejamento da UFJ. Fique atento!