Coletivo Colmeia realiza Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+ com Apoio da UFJ

Publicado em

O Campus Riachuelo da Universidade Federal de Jataí foi palco da 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+ de Jataí. O evento foi no dia 21 de Junho e contou com a presença de representantes do poder público, da sociedade civil e do reitor, prof. Christiano Peres Coelho. A Conferência foi realizada com apoio da Coordenadoria de Ações Afirmativas da UFJ.

1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+ de Jataí



Pela manhã foram realizadas palestras sobre os direitos e a saúde das Pessoas LGBTQIAPN+, além de uma roda de conversa sobre vivências e experiências LGBTQIAPN+. No período da tarde os participantes puderam conferir uma apresentação Cultural do artista Jerson Lines e acompanhar as reuniões dos Grupos de Trabalho, compostos por quatro eixos: 1. Enfrentamento à Violência LGBTQIAPN+, 2. Trabalho Digno e geração de renda à população LGBTQIAPN+, 3. Interseccionalidade e Internacionalização e 4. Institucionalização da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+.


A atividade gerou 16 propostas que serão levadas pelos 11 delegados eleitos (delegados representantes do Sudoeste Goiano) para a 4ª Conferência Estadual dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+ de Goiás.
 

Entre as autoridades que participaram da Conferência estavam a Secretaria Municipal do Desenvolvimento e Cidadania da OAB – Vice Presidente, Lorraine Ibrahim; o reitor da UFJ, prof. Christiano Peres Coelho; a pró-reitora de assuntos estudantis, profa. Eva de Oliveira; o coordenador do curso de direito, prof. Phillipe Cupertino, o professor do curso de educação física, Deivid Leôncio, a diretora do Instituo de Ciências Sociais Aplicadas, Helga Martins; representantes do vereador Carlinhos Canzi; representantes do Coletivo Agbará; representantes do Coletivo Colmeia; representante da Associação Quilombo Vó Rita Bárbara de Oliveira; presidente da Associação Ipê Rosa LGBTQIA, Marco Aurélio de Oliveira; representantes do Grupo Oxumaré de Direitos Humanos de Negritude e LGBTQIA; representante da Casa de Cultura Afro LGBTQIA Vovó Maria Conga; representantes da coordenacao das Associações Quilombolas de Goiás – COAQ – GOIÁS; presidente da Associação Arco-Iris LGBTQIAPN de Quirinópolis, Vanessa Dara; representante do Coletivo Estadual de Entidades LGBTQIA de Goiás, Vitor Rezende; representantes da Tenda de Umbanda Boiadeiro Serra Negra – Cova de Quimbanda Rosa Caveira; coordenador municipal da Aliança LGBTI e representante do Coletivo Colmeia.

Para acompanhar outras ações dos Coletivo Colemia e também as parcerias com a UFJ acesse a página do coletivo no instagram @colmeialgbtqi 

Clique aqui para ver mais fotos da 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+ de Jataí.


Fonte: Coordenadoria de Ações Afirmativas