A próxima edição dos Jogos Universitários Goianos (JUGs), modalidade futebol, será realizada em Jataí, pela primeira vez. A competição vai ser entre os dias 20 e 24 de agosto, contribuindo para reforçar o protagonismo institucional e municipal no esporte universitário goiano.
A Universidade Federal de Jataí vem fortalecendo sua presença no cenário do esporte universitário goiano desde 2023, por meio de uma participação ativa nas competições promovidas pela FGDU. De 2024 até agora, a universidade esteve presente, ao todo, em seis edições dos JUGs e três edições dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), com presença já marcada para a edição nacional de 2025, que será realizada em Natal (RN).

“A UFJ é uma instituição federal, o que permite sua inserção formal nas competições universitárias promovidas pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e suas federações estaduais. Estar presente nessas competições fortalece a vivência universitária entre estudantes-atletas e amplia os horizontes de atuação esportiva e educacional”, explica Letícia Lemos Ayres da Gama Bastos, coordenadora de esporte e lazer da UFJ e dirigente institucional junto à FGDU.
Com a consolidação dessa trajetória, a UFJ firmou a proposta com a FGDU, entidade responsável pelas competições estaduais, e Jataí vai sediar os JUGs, modalidade futebol, em 2025. Para integrar a execução do evento na cidade, contou com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Jataí (SMEL). A iniciativa reforça o compromisso da instituição com a promoção do esporte universitário e com o desenvolvimento de estudantes, além de proporcionar visibilidade à cidade de Jataí, que será palco de um evento esportivo estadual de grande relevância.
“A parceria com a SMEL Jataí, firmada por meio da articulação da UFJ, é estratégica para a realização local do evento. A secretaria entra como aliada no apoio logístico, oferecendo infraestrutura e suporte à recepção das delegações universitárias. Além disso, a SMEL tem permitido a realização dos treinos no Estádio Ronan Maia. Essa união entre universidade e poder público municipal potencializa os ganhos para todos os envolvidos. O município se beneficia ao sediar um evento de repercussão estadual, movimentando a economia e a visibilidade local, a universidade reafirma seu papel social, e os (as) estudantes têm acesso a experiências que impactam positivamente em sua formação integral”, destaca Letícia Lemos Ayres da Gama Bastos.
Participar de eventos como os JUGs e JUBs também significa vivenciar práticas esportivas que estimulam o cuidado com a saúde física e mental, promovem o espírito de equipe e a disciplina, além de ampliarem os laços sociais e a integração universitária. A UFJ reafirma, com essa conquista, seu compromisso com o esporte como ferramenta de desenvolvimento humano, social e educacional.
“O caminho até aqui foi construído com responsabilidade institucional, empenho de estudantes e servidores(as), e parcerias fundamentais, como a da SMEL Jataí e da FGDU. Que os Jogos Universitários Goianos de Futebol 2025 sejam mais um marco nesse percurso de transformação pelo esporte”, complementa Letícia.
Texto: Coordenação de esporte e lazer da UFJ