UFJ intensifica articulações em Natal para fortalecer educação pública, extensão universitária e governança institucional
A UFJ participou da 206ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Andifes, realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. A programação reuniu reitoras e reitores de todo o país em torno de temas centrais para as universidades federais: curricularização da extensão, financiamento público, integridade institucional e articulação política nacional.
A Reitoria da UFJ participou ativamente dos debates e encontros paralelos, reforçando o compromisso da instituição com a consolidação de uma universidade pública democrática, transparente e comprometida com o desenvolvimento regional e nacional.
Governança e integridade: parceria entre UFJ e UFRN
Durante a programação em Natal, a Reitoria da UFJ reuniu-se com a equipe da Secretaria de Governança Institucional da UFRN, em uma agenda mediada pela Pró-Reitoria de Planejamento da UFJ. A pauta incluiu estratégias para o fortalecimento da governança universitária, com foco em gestão de riscos, integridade, controle interno e transparência.



Reunião da UFJ com Secretaria de Governança Institucional da UFRN
A UFJ avança na estruturação de seu sistema de governança com base em boas práticas já consolidadas por outras IFES, buscando mais segurança institucional, coerência normativa e confiabilidade nos processos decisórios. A parceria com a UFRN é um passo importante na consolidação dessa frente estratégica.
Curricularização da extensão em foco
A abertura da 206ª reunião da Andifes foi marcada pelo Seminário Temático sobre a Curricularização da Extensão, com a participação de reitores e pró-reitores que lideram o debate nacional sobre o tema. As discussões reforçaram o entendimento de que a extensão universitária, inserida no currículo de forma crítica e estruturada, é fundamental para a formação cidadã e para o compromisso social das universidades.
A UFJ acompanha com atenção esse movimento nacional. A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte acompanhou remotamente o seminário e segue mobilizada na construção das diretrizes internas que orientarão a implementação responsável da política de curricularização, em articulação com os colegiados de curso e demais instâncias acadêmicas.
Diálogo com movimentos estudantis e nova gestão da Andifes

Reitor da UFJ, Christiano Peres, presidenta da UNE, Bianca Borges, e presidente da ANPG, Vinícius Soares
A programação da UFJ em Natal também incluiu reunião com a nova presidenta da UNE, Bianca Borges, e o presidente da ANPG, Vinícius Soares, reafirmando a importância do diálogo institucional com os movimentos estudantis e as entidades representativas da comunidade acadêmica. A troca de perspectivas fortalece as iniciativas da UFJ voltadas à assistência estudantil, inclusão, permanência e participação estudantil na vida universitária.


Chapa Nova Andifes em que o reitor da UFJ foi candidado à vice-presidência
Na plenária da Andifes, foi realizada a eleição da nova Diretoria Executiva da Associação, com a apresentação de propostas importantes pelas diferentes chapas. A atuação da UFJ foi marcada por forte defesa da universidade pública, gratuita e socialmente referenciada, em um cenário de subfinanciamento crônico, ataques à autonomia e desinformação sobre o papel das IFES. O debate evidenciou a necessidade de uma Andifes cada vez mais propositiva, combativa e capaz de dialogar com o Congresso, o Executivo, e com a sociedade brasileira como um todo, com legitimidade técnica e coerência institucional.
Acompanhe a rotina da Reitoria da UFJ também pelo instagram: @reitoriaufjnarede.
Clique aqui para mais detalhes da cobertura fotográfica da ANDIFES.
Texto: Gabinete da reitoria