UFJ é destaque nacional em transparência

Publicado em

A Universidade Federal de Jataí (UFJ) alcançou a 3ª colocação entre 321 instituições avaliadas no Painel “Lei de Acesso à Informação”, elaborado pela Controladoria-Geral da União (CGU), no critério Satisfação do Usuário. Entre todas as universidades e institutos federais de ensino do país, a UFJ lidera o ranking, ocupando a 1ª posição.

O resultado se refere à transparência passiva, ou seja, à qualidade e agilidade com que a universidade responde às solicitações de informação feitas por cidadãos. Esse desempenho reforça o compromisso da UFJ com a prestação de contas e o acesso à informação pública.

A universidade também apresentou avanços significativos na chamada transparência ativa — quando as informações são divulgadas de forma espontânea, sem necessidade de solicitação. Em 2024, a UFJ aumentou em 275% sua pontuação nesse quesito em comparação com o ano anterior, passando de 12 para 45 itens atendidos, dos 49 avaliados pela CGU no âmbito do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC).

Apesar do excelente desempenho, a UFJ segue empenhada em aprimorar ainda mais os mecanismos de transparência. Uma das próximas ações previstas é a implementação da Consulta Pública no SEI! UFJ. Com essa iniciativa, todos os processos administrativos da instituição serão disponibilizados para consulta pública, garantindo maior visibilidade e controle social.

Para isso, a UFJ está trabalhando na preparação técnica necessária para proteger informações sensíveis, conforme determina a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018) e outras normas legais.

A conquista da UFJ no ranking da CGU reforça o papel da universidade como referência em transparência e compromisso com a sociedade.


Clique aqui e confira os dados do Painel.


Texto: Secom/UFJ