No último fim de semana, a Universidade Federal de Jataí (UFJ) fez história ao conquistar o primeiro lugar na modalidade de futebol dos Jogos Universitários Goianos (JUGs), realizados pela primeira vez em Jataí. A equipe da casa brilhou em campo e garantiu vaga na fase nacional da competição — os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).

A trajetória da UFJ até o título foi marcada por grandes partidas e o apoio caloroso da torcida. Na semifinal, o time venceu a Unifimes, de Mineiros, por 4 a 1, garantindo vaga na decisão. A final foi disputada contra a equipe da Unievangélica, de Anápolis, e terminou com vitória por 2 a 1 para a UFJ. Com o resultado, as duas universidades se classificaram para os JUBs, mas o título ficou em casa.
“Conseguimos colocar em prática tudo que a gente estava treinando, conseguimos trabalhar bem e impor o nosso ritmo. Estamos aqui para vestir a camisa, somar com a Universidade e com a cidade. Tudo foi possível também pelo apoio incrível da torcida. Estamos todos muito felizes”, comemora Gabriel Cândido, atleta do time de futebol e estudante do 8º período de educação física da UFJ.
A conquista foi celebrada com muita emoção pela comunidade universitária. A torcida, formada por dezenas de estudantes da UFJ, lotou o campo e teve papel fundamental ao apoiar os atletas durante toda a competição. A atmosfera foi de festa e integração, em uma verdadeira demonstração do espírito universitário.



Presente na final, o reitor da UFJ, professor Christiano Peres Coelho, destacou a importância do momento. “Não existem palavras para descrever isso tudo aqui, é muito bonito. Todos os atletas estão de parabéns, estão mostrando para toda a sociedade do que a UFJ é capaz. Estamos no começo de tudo o que sonhamos em relação ao esporte, mas isso vai continuar e vamos crescer muito. Essa convivência é o que significa a Universidade. Agradeço a todas as equipes que vieram. Tudo isso mostra a grandeza que nós somos.”
O treinador da equipe campeã também se emocionou ao comentar a conquista. “Foi uma superação enorme. Agradeço a cada atleta que confiou no meu trabalho e acreditou no nosso projeto. Nosso objetivo é dar oportunidade para todos. A gente conseguiu mostrar que é possível sonhar e realizar.”, destacou Kesley Monteiro.
A realização dos jogos em Jataí foi possível por meio da parceria entre a UFJ e a Federação Goiana do Desporto Universitário (FGDU), responsável pelas competições no estado. A cidade sediou, pela primeira vez, a modalidade de futebol dos JUGs, reforçando o papel da Universidade como referência regional também no esporte.
A UFJ celebra não apenas o título, mas o fortalecimento do esporte universitário, da integração entre as instituições e da vivência estudantil,
Texto: Secom/UFJ