A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou, nesta terça-feira, 16/09, uma sessão solene extraordinária em homenagem à Universidade Federal de Jataí (UFJ). A cerimônia, proposta pela deputada estadual Bia de Lima (PT), celebrou a trajetória da instituição e sua contribuição para o desenvolvimento da cidade, do estado e do país. Servidoras, servidores, discentes e egressos da universidade foram homenageados durante a sessão.

Ex-aluna da primeira turma do curso de pedagogia em Jataí, ainda sob a estrutura da Universidade Federal de Goiás (UFG), Bia de Lima destacou a importância histórica da emancipação da UFJ, que se tornou universidade autônoma em 2018. Para a parlamentar, a criação da UFJ simboliza a valorização do interior, o avanço da educação pública de qualidade e o fortalecimento da produção de conhecimento no Sudoeste goiano. Durante seu discurso, a deputada ressaltou que a universidade é a “indústria do conhecimento”.
Durante a solenidade, a professora Maria do Rosário Casimiro, primeira mulher a ocupar o cargo de reitora em uma universidade federal no Brasil, foi lembrada várias vezes. A professora foi convidada para a cerimônia, mas não compareceu por motivos de saúde.
A professora Eva Aparecida de Oliveira, pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFJ, destacou, em sua fala, a importância de sonhar para transformar a realidade da universidade. Eva também reforçou que a trajetória da instituição só é possível graças ao trabalho coletivo.
O professor João Batista Pereira Cabral, destacou a resiliência das servidoras e servidores da instituição e reforçou que a força da universidade vem da dedicação dessas pessoas, que enfrentam os desafios diários com coragem e compromisso. A psicóloga da UFJ, Aurélia Magalhães, ressaltou que as servidoras e servidores, num total de mais de 700 pessoas, junto com estudantes, são a razão de ser da universidade. Aurélia relembrou a trajetória que levou a UFJ à emancipação e reforçou a importância dos diversos projetos da instituição que promovem a interação com a sociedade.
A vice-reitora, Alana Flávia Romani, reforçou a centralidade do papel das servidoras e servidores na consolidação da UFJ. Pontuou que a missão da universidade é formar e transformar pessoas, produzir conhecimento, gerar ciência e, com isso, mudar vidas. Alana também destacou o sentimento de pertencimento e orgulho que marca o cotidiano da instituição. “Que possamos levantar todos os dias com orgulho de fazer parte da UFJ. E que, com alegria, responsabilidade e compromisso, possamos construir, nas pequenas ações diárias, uma universidade cada vez melhor”, concluiu.
O reitor da Universidade Federal de Jataí, professor Christiano Peres Coelho, reafirmou a importância das pessoas que formam a universidade. “Cada estudante, professor e técnico, tem participação fundamental na história de transformação social e desenvolvimento regional”, afirmou. O reitor também pontuou a importância da UFJ enquanto uma instituição pública, gratuita, de qualidade, aberta a todas as pessoas e que transforma realidades por meio do ensino, da pesquisa e da extensão.

Durante a homenagem, duas servidoras da UFJ receberam a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira. A secretária executiva, Marinalva de Oliveira Teixeira, e a professora aposentada, Eliana Melo Machado Moraes. Outras 156 pessoas que contribuíram e contribuem com a construção e consolidação da UFJ receberam o Certificado de Mérito Legislativo.


Clique aqui e veja mais fotos da homenagem à UFJ
Texto: Secom/UFJ
Fotos: Alego