ICS/UFJ na fronteira da inovação tecnológica em saúde

Publicado em

Foi realizada a primeira reunião oficial para início das atividades do projeto Genomas Jataí. A reunião foi na prefeitura do município e contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, da JataíTech, do ICS/UFJ e da Superintendência de Ciência e Tecnologia. O encontro marcou o ponto de partida para a efetivação de uma rede de colaboração entre universidade, governo e setor de inovação, que será fundamental para o sucesso e a sustentabilidade do projeto.


O Genomas Jataí envolve vários setores e instituições, incluindo a UFJ, e começou a ser idealizado em 2023. O projeto pretende fazer um mapeamento genético da população do município. A ideia surgiu quando foi realizada uma primeira visita ao Instituto para a pesquisa do Câncer de Guarapuava -IPEC, sob a direção do Dr. David Livingstone Alves Figueiredo. Durante esta visita foi apresentado o Projeto Genomas Paraná coordenador pelo IPEC. Estavam presentes representantes de várias secretarias do município de Jataí, membros da UFJ, do Parque Tecnológico JataiTech e da Ajintech (Associação Jataí para a Inovação Tecnológica e o Empreendedorismo),


Desde então, houve grandes avanços e agora se torna uma iniciativa estratégica que coloca o município de Jataí na vanguarda da saúde de precisão e da medicina personalizada no Brasil. Inspirado em experiências de sucesso já em andamento, como nos projetos Genomas Pompéia e Genomas Guarapuava, o Genomas Jataí traz para a região a possibilidade concreta de integrar ciência, inovação e atenção em saúde de maneira pioneira.


Reunião oficial para início das atividades do Genomas Jataí



Coordenado atualmente pelo Prof. Dr. Fábio Morato, do Instituto de Ciências da Saúde, a proposta está inserida no contexto do Projeto Genoma SUS, uma iniciativa nacional que busca democratizar o acesso a tecnologias de ponta no campo da genômica, permitindo a identificação de variantes genéticas associadas a doenças comuns e raras, bem como respostas individuais a medicamentos. Essa abordagem representa um marco para a medicina personalizada, onde diagnósticos, tratamentos e estratégias de prevenção passam a ser adaptados ao perfil genético de cada paciente.

Importância para a saúde humana e para Jataí

No âmbito da saúde humana, o Genomas Jataí possibilitará avanços fundamentais na prevenção, diagnóstico precoce e tratamento de doenças crônicas, genéticas e raras. Ao trazer para o município a capacidade de gerar, analisar e aplicar dados genômicos, o projeto abre novas perspectivas para reduzir desigualdades em saúde e ampliar o acesso da população do Sudoeste Goiano a cuidados de alta qualidade, dentro de uma visão moderna de saúde pública.

Para Jataí, o projeto significa muito mais do que um avanço científico: representa uma oportunidade de desenvolvimento regional, fortalecimento da rede de atenção primária em saúde, atração de investimentos em ciência e tecnologia, e a projeção do município como referência nacional em inovação em saúde.


Aplicação na Atenção Primária em Saúde


Um dos grandes diferenciais do Genomas Jataí é a sua conexão direta com a atenção primária em saúde. Por meio da capacitação de profissionais de saúde e do uso estratégico das informações genômicas, será possível personalizar protocolos de prevenção e acompanhamento clínico, identificar pacientes de risco antes mesmo da manifestação da doença e promover ações de saúde pública mais eficientes e direcionadas. Isso fortalece o Sistema Único de Saúde (SUS) e contribui para a melhoria contínua da qualidade de vida da população.


O planejamento de reuniões no âmbito da UFJ já está em andamento para prospectar outros pesquisadores interessados em fazer parte desse importante projeto inovador.

Fonte: Instituto de Ciências da Saúde – ICS