Universidade desde cedo: crianças conhecem a UFJ e descobrem universo da biologia

Publicado em

O Instituto de Biociência da Universidade Federal de Jataí (UFJ) recebeu, nesta quarta-feira, 29 de outubro, a visita de estudantes do 4º e 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professor João Justino de Oliveira. A atividade teve como objetivo aproximar os alunos do conhecimento científico e proporcionar experiências práticas que complementam o aprendizado em sala de aula.




Ao longo da visita, as turmas puderam conhecer os laboratórios de pesquisa e observar, por meio de microscópios, elementos que estão diretamente relacionados aos conteúdos estudados nas aulas de ciências, como por exemplo, as células. A proposta da atividade foi transformar o que os estudantes veem nos livros em experiências concretas e estimulantes.

Três turmas participaram da visita, acompanhadas por suas professoras, que destacaram a importância da parceria entre a escola e a universidade. “É uma experiência enriquecedora. Estávamos estudando em sala de aula sobre os micro-organismos e apresentamos a teoria e imagens, mas as crianças ficaram muito curiosas, queriam ver o microscópio; foi quando pensamos em entrar em contato com a universidade para proporcionar essa experiência para elas. É um privilégio termos a UFJ e permitir que os estudantes relacionem a teoria que foi apresentada em sala de aula com essa prática aqui”, destaca a professora do quarto ano, Juliana Alves, que é egressa do curso de pedagogia e do mestrado em educação da UFJ.





A aluna Heloysa Freitas da Silva, que está no quinto ano do ensino fundamental, disse que a experiência foi incrível. “Eu amei conhecer a UFJ e quero um dia vir estudar aqui”, afirma a estudante.



A ação contou também com a participação de estudantes de graduação da UFJ, especialmente do curso de ciências biológicas, que conduziram demonstrações e atividades de forma lúdica e interativa. Os universitários explicaram conceitos científicos de maneira acessível, tornando o aprendizado mais divertido e significativo para os visitantes mirins.






Iniciativas como esta fortalecem o vínculo entre a UFJ e a comunidade escolar, contribuindo para a popularização da ciência e o estímulo à formação de futuros pesquisadores. “A Universidade Federal de Jataí é um espaço aberto para toda a sociedade e nós, professores do curso de ciências biológicas, ficamos muito contentes em receber esses futuros alunos da UFJ. As crianças são muito espertas e curiosas, este é um momento de aprendizado e, também, de plantar uma sementinha em relação a vontade de futuramente elas estarem aqui na universidade conosco”, pontua a coordenadora do curso, Denise Silva de Oliveira.





Texto: Tássia Fernandes – Secom/UFJ