A Universidade Federal de Jataí (UFJ) será representada na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) pelo reitor, Christiano Peres Coelho. A COP30 está sendo realizada em Belém, no Pará, desde o dia 11 de novembro.
O reitor vai participar da mesa redonda “Estratégias de mitigação e adaptação climática viáveis do ponto de vista da ciência”, que integra a programação do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
A mesa será na manhã do dia 21 de novembro e reunirá cinco reitores, cada um representando uma região do país. O reitor Christiano representará a Região Centro-Oeste, ao lado de Márcia Barbosa (UFRGS/CCT) representando a Região Sul; Moacir Araújo Filho (UFPE/CCT) – Região Nordeste; Dácio Roberto Matheus (UFABC/ANDIFES – CCT) – Região Sudeste; com a moderação de Aldenize Xavier (UFOPA/CCT), representando a Região Norte.
Em sua participação, o reitor pretende falar sobre o “cinismo ambiental” e destacar iniciativas desenvolvidas na região, com ênfase nos estudos voltados à agropecuária, especialmente na pecuária bovina, que tem uma importância significativa para todo o país, destacando estratégias que têm sido usadas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e outros impactos climáticos.
“Outro ponto de destaque será a oportunidade de ampliar a visibilidade institucional da UFJ no cenário nacional, especialmente com a apresentação dos avanços relacionados à criação do Instituto Nacional do Cerrado, iniciativa que vem sendo conduzida de forma intensa ao longo do ano”, destaca o reitor Christiano.
A participação da UFJ na COP30 reforça o compromisso da instituição com a ciência, a sustentabilidade e o enfrentamento dos desafios climáticos contemporâneos.
