Curso de Pedagogia da UFJ comemora 40 anos

Publicado em

O curso de Pedagogia da Universidade Federal de Jataí (UFJ) completou 40 anos de trajetória dedicados à formação de profissionais que transformam vidas, ampliam horizontes e contribuem para a construção de políticas educacionais em toda a região.

Mesa de abertura do evento “Pedagogia 40 anos”


A data foi celebrada em um evento especial realizado na Biblioteca Flor-do-Cerrado, que reuniu estudantes, egressos, professores em exercício, docentes aposentados e integrantes da primeira turma do curso.

Também participou do encontro o empresário jataiense Adelino Gameiro das Neves, que teve papel importante nas articulações e diálogos iniciais que possibilitaram a implantação do curso de Pedagogia no município. Sua presença no evento reforçou a memória das parcerias e do envolvimento da comunidade local no processo de interiorização do ensino superior público, destacando a união de esforços que foi fundamental para que o curso se tornasse realidade em Jataí.

Celebração dos 40 anos do curso de Pedagogia da UFJ


O encontro foi marcado por momentos de confraternização, memória e reconhecimento. Ao longo da programação, os participantes compartilharam relatos sobre a criação do curso, desafios enfrentados ao longo das décadas e o impacto da Pedagogia na formação de educadores comprometidos.



A abertura contou com uma apresentação de balé, seguida da exposição do histórico do curso de pedagogia na Universidade Federal de Jataí, realizada pela professora Rosely Ribeiro Lima. Na sequência, a senhora Iêda Borges de Sousa resgatou o histórico da Fundação Educacional de Jataí. Outro momento de destaque foi o lançamento oficial do selo comemorativo “40 anos do Curso de Pedagogia UFJ”, apresentado pela professora Márcia Santos Anjos Reis. A solenidade também foi marcada pela entrega de certificados a diversas pessoas homenageadas, em reconhecimento às contribuições ao longo da trajetória do curso.




A mesa de abertura da cerimônia foi composta pela professora Alana Flávia Romani, vice-reitora da UFJ; pela deputada estadual Bia de Lima (PT), egressa do curso; pela professora Suely dos Santos Silva, diretora da Faculdade de Educação da UFJ; pelo senhor Adelino Gameiro das Neves, pioneiro na criação da UFJ e do curso de pedagogia; pela professora Leonor Paniago Rocha, representando a coordenação do curso de pedagogia; e pelo professor Vanderlei Balbino da Costa, representando a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJ.


A solenidade também contou com a presença de representantes da primeira turma do curso: JesuÍta de Assis Coutinho, Soraia Rodrigues Chaves, Suenir Carneiro de Lima, Valéria Leles de Lima e Ademar José de Carvalho.

Egressos da primeira turma do curso de Pedagogia da UFJ sendo homenageados


Durante a celebração, também foi relembrada a trajetória institucional que marca a presença da universidade em Jataí. O curso de pedagogia tem suas origens ligadas à política de interiorização da Universidade Federal de Goiás (UFG), com a criação do Câmpus Avançado de Jataí (CAJ), oficializada pela Resolução assinada em 10 de março de 1980. Décadas depois, esse processo culminou na criação da Universidade Federal de Jataí, cujo Projeto de Lei foi encaminhado pelo Poder Executivo em maio de 2016, aprovado pela Câmara Federal em dezembro de 2017, pelo Senado em fevereiro de 2018 e sancionado em março do mesmo ano.


Há 40 anos, o curso de Pedagogia da UFJ forma profissionais que transformam vidas e constroem caminhos para a educação na região.

Clique aqui para ver mais fotos do evento.



Texto: Secom/UFJ