UFJ encerra curso de formação continuada para gestores da educação básica com foco na educação inclusiva em Jataí

Publicado em

Nesta segunda-feira, 15 de dezembro, foi realizado o encerramento do Curso de Formação Continuada para Gestores da Educação Básica na Perspectiva da Educação Inclusiva. Nos últimos seis meses, 65 gestores das escolas municipais de Jataí tiveram a oportunidade de estudar, pesquisar e discutir sobre a educação inclusiva.


Professora Maria José Rodrigues, pró-reitora de Pós-Graduação da UFJ, durante fala na cerimônia de encerramento do curso



O curso, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, capacitou os profissionais para atuarem de maneira comprometida na construção de ambientes escolares mais inclusivos, equitativos e acolhedores para todas as pessoas.

A cerimônia de encerramento contou com a presença da professora Maria José Rodrigues, pró-reitora de Pós-Graduação da UFJ; do professor Rafael Siqueira, pró-reitor adjunto de Extensão, Cultura e Esporte e professor formador do curso; da professora Leonor Paniago, secretária de Inclusão da UFJ e professora formadora; da vice-prefeita de Jataí, Flaviane Scopel; da professora Jeane Idalina Bonifácio, secretária municipal de Educação; da psicóloga Deborah Ferreira de Castro, coordenadora de Inclusão da Secretaria Municipal de Educação e professora formadora; do professor Fábio Luiz Paranhos Costa, coordenador geral do curso e da professora Simone Weila da Silva Rizzardi, tutora do curso.

 “Quando pensamos a extensão universitária, especialmente no modelo sobre o qual a UFJ tem se construído, pensamos nesse sistema de colaboração e parceria entre a universidade e as demais instituições. Este curso materializa isso ao unir o conhecimento acadêmico às experiências práticas dos gestores escolares, para refletirmos sobre um tema central, que é a educação inclusiva. Encerramos este ciclo com muita alegria, celebrando essa parceria, mas sempre entendendo que este é o ponto de partida de muitas outras ações que virão”, ressaltou Rafael Siqueira, pró-reitor adjunto de Extensão, Cultura e Esporte.





Um dos momentos de destaque da cerimônia foi a entrega simbólica do produto final do curso aos representantes da Prefeitura de Jataí e da UFJ. Elaborado de forma coletiva pelas gestoras e gestores participantes, o material, intitulado “Guia de Protocolos para o Atendimento Educacional Inclusivo nas Escolas Municipais de Jataí”, tem previsão de publicação oficial no início do próximo ano e representa um importante avanço na consolidação de políticas educacionais inclusivas no município.


Entrega do Guia de Protocolos para o Atendimento Educacional Inclusivo nas Escolas Municipais de Jataí

A programação foi encerrada com a entrega dos certificados às pessoas que concluíram o curso, celebrando o compromisso dos participantes com uma educação pública de qualidade e inclusiva.


Clique aqui e veja mais fotos do evento.


Texto: Secom/UFJ