A Universidade Federal de Jataí (UFJ) recebeu, nesta quarta-feira, 28 de janeiro, a visita do ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, em um momento histórico para a Instituição. A agenda incluiu visitas às obras em andamento na universidade, executadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A caravana do Ministério da Educação contou ainda com a presença do secretário de Educação Superior do MEC, Marcus Vinícius David.
A programação teve início às 14 horas, no Câmpus Riachuelo, onde foi visitada a Clínica do Serviço de Psicologia Aplicada. O espaço vai contribuir para a formação de estudantes de diversos cursos da UFJ e ampliar o atendimento psicológico gratuito a toda comunidade de Jataí.


Na sequência, o ministro seguiu para o Câmpus Jatobá, onde visitou as obras da quadra poliesportiva, que está em fase de cobertura e deve ser finalizada ainda no primeiro semestre de 2026. Também estão em construção, por meio do PAC, as Casas dos Estudantes. Ao todo, serão construídos 40 apartamentos, com capacidade para alojar 220 pessoas. Depois das visitas às obras, o ministro foi recepcionado no auditório do prédio do curso de medicina, onde participou de um momento voltado para o diálogo institucional.

Compuseram a mesa o reitor da UFJ, Christiano Peres Coelho; o ministro de Estado da Educação, Camilo Santana; o secretário de Educação Superior do MEC, Marcus Vinícius David; a deputada federal Adriana Accorsi (PT); a deputada estadual Bia de Lima (PT); a vice-prefeita de Jataí, Flaviane Scopel; a pró-reitora de Graduação da UFJ, Sandra Benite Ribeiro; o diretor da Prefeitura Universitária da UFJ, Ricardo Porto Simões Mathias; o vice-diretor da Prefeitura Universitária e coordenador de Engenharia e Infraestrutura da UFJ, Gabriel Fernandes Sousa e, representando os estudantes, Marcos Paulo Alves dos Santos, presidente do Centro Acadêmico do curso de medicina da UFJ.



A visita representou uma importante oportunidade para apresentar os avanços da UFJ, dialogar sobre os desafios institucionais e fortalecer a articulação com o Ministério da Educação, com foco na ampliação de investimentos e na consolidação de uma universidade pública, gratuita e socialmente referenciada.
Atualmente, a UFJ conta com 26 cursos de graduação, incluindo o recém-criado curso de Inteligência Artificial, e atende 3.045 estudantes na graduação, conforme dados do Censo 2024. Na pós-graduação, a Instituição possui 12 programas, que totalizam 15 cursos, com aproximadamente 400 discentes matriculados. O quadro de pessoal é composto por 342 docentes efetivos, além de 31 professores substitutos, e por 194 técnicos administrativos em educação.
Texto: Secom/UFJ