A Universidade Federal de Jataí (UFJ) deu mais um passo importante rumo à consolidação do Hospital Universitário. Em reunião remota realizada com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a Reitoria da UFJ, a coordenação do curso de Medicina e o Centro Acadêmico de Medicina apresentaram as principais demandas da área da saúde na instituição e alinharam os próximos encaminhamentos do processo.


O encontro representa um desdobramento direto da visita à UFJ do ministro da Educação, Camilo Santana, realizada na última quarta-feira, 28 de janeiro, e reforça o diálogo institucional voltado para ampliação dos campos de prática para estudantes dos cursos da área da saúde, além do fortalecimento da assistência à população.
Como próximo passo, está prevista a realização de uma visita técnica da Ebserh à Universidade, com o objetivo de avaliar a infraestrutura disponível, as necessidades acadêmicas e as demandas regionais de atendimento em saúde.
Para a vice-reitora da UFJ, Alana Flávia Romani, a reunião marca um momento decisivo para a instituição. “Essa reunião marcou o início concreto da nossa jornada para conquistar o Hospital Universitário da UFJ. O Hospital trará ganhos reais em campo de práticas para os cursos de saúde; cenário de pesquisa, extensão e formação de profissionais altamente qualificados para o SUS. Jataí e o Sudoeste Goiano conquistam saúde de excelência, enquanto a UFJ se consolida como referência em Goiás”, destaca.
A criação do Hospital Universitário representa um avanço estratégico para a UFJ e para toda a região Sudoeste de Goiás, ao integrar ensino, pesquisa, extensão e assistência em saúde pública de qualidade, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS) e ampliando a formação de profissionais comprometidos com as necessidades da população.
Texto: Gabinete da reitoria/UFJ