UFJ marca presença na COP30 em dois debates nacionais sobre clima e agroalimentação

Publicado em

Nos dias 20 e 21 de novembro, o reitor Christiano Peres Coelho representou a Universidade Federal de Jataí (UFJ) na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), realizada em Belém (PA). A presença da instituição nos espaços oficiais do evento permitiu a participação em discussões estratégicas sobre clima, ciência e sustentabilidade, ao lado de representantes de diversos países e instituições.


Reitor da UFJ, Christiano Peres Coelho, durante participação na COP 30


A primeira participação do reitor foi no dia 20, na mesa intitulada Caminhos para a transição do sistema agroalimentar: desafios para o Brasil”. A atividade foi realizada na Zona Azul, zona oficial da ONU, considerado o principal espaço da COP30. Durante o debate foi possível refletir sobre políticas públicas, inovação e sustentabilidade no sistema agroalimentar.

“Tivemos oportunidade de uma fala no estande da Universidade Federal do Pará, que estava representando todas as universidades federais do Brasil. Foi possível pontuar o que o Brasil pode oferecer em relação à transição agroalimentar, buscando sistemas alimentares mais sustentáveis. Representar a UFJ neste espaço tão importante foi extremamente significativo”, destaca Christiano Peres Coelho, reitor da UFJ.



Na manhã do dia 21 de novembro, Christiano participou da mesa-redonda “Estratégias de mitigação e adaptação climática viáveis do ponto de vista da ciência”, parte da programação do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A mesa reuniu reitores das cinco regiões do país, com o reitor da UFJ representando o Centro-Oeste. “Foi uma experiência incrível, com uma organização gigantesca e discussões que impactam diretamente o nosso futuro”, afirmou.


Durante as participações, o reitor falou sobre o “cinismo ambiental” e destacou iniciativas desenvolvidas na região, com ênfase nos estudos voltados à agropecuária, especialmente na pecuária bovina, que tem uma importância significativa para todo o país; também destacou estratégias que têm sido usadas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e outros impactos climáticos.



A presença da UFJ nos debates da COP30 reforçou o compromisso da universidade com a ciência, a sustentabilidade e o enfrentamento dos desafios climáticos que impactam o Brasil e o mundo.


Texto: Secom/UFJ