A Universidade Federal de Jataí (UFJ) amplia sua atuação na área de tecnologia e inovação com a criação do curso de Bacharelado em Inteligência Artificial, que terá início em 2026. A nova graduação será ofertada na modalidade presencial, no turno noturno, com duração de oito semestres
Com a aprovação do MEC para a criação do novo curso, a UFJ sela o compromisso com a inovação e o futuro. O ingresso na universidade é por meio do SISU, a partir da realização da prova do Enem. Para 2026 serão ofertadas 30 vagas.
O curso nasce alinhado às transformações tecnológicas contemporâneas e à crescente demanda por profissionais qualificados em Inteligência Artificial (IA). A proposta é formar bacharéis com sólida base teórica e prática em Computação e IA, capacitados para projetar, desenvolver, avaliar e aplicar soluções inteligentes de forma ética, crítica e inovadora, contribuindo para o avanço científico, tecnológico e social.
Depois de onze anos sem um novo curso, a UFJ expande seu portfólio com um curso de ponta, demonstrando vitalidade e crescimento. A conquista é resultado direto de um trabalho incansável da administração da universidade, que atuou em todas as frentes – da elaboração do projeto pedagógico de excelência às tratativas com o MEC – para garantir a autorização e as vagas de professores, que são essenciais para um ensino de qualidade.
Com o novo curso, a UFJ está trazendo o futuro para mais perto, formando os primeiros profissionais de lA diretamente no coração de Goiás, impulsionando o desenvolvimento tecnológico e econômico local. Este é um passo ousado e transformador. Estamos construindo o amanhã, hoje!
Clique aqui e saiba mais sobre o curso de Inteligência Artificial
Texto: Secom/UFJ