Vem pra UFJ: histórias que começaram na universidade e seguem transformando vidas

Publicado em

Em 2026 a Universidade Federal de Jataí oferece 1110 vagas para 26 cursos de graduação, em diferentes áreas do conhecimento. As inscrições no SISU, Sistema de Seleção Unificada, que garante o ingresso em uma universidade federal, vão até o dia 23 de janeiro.



A UFJ transforma histórias e abre caminhos, como no caso da Luana Soares que se formou em ciências biológicas em 2018. Foi na UFJ que ela deu os primeiros passos em direção à carreira. Depois da graduação, concluiu mestrado e doutorado em Genética e Biologia Molecular. Luana também encontrou na universidade espaço para crescer no esporte, tornando-se faixa preta em jiu-jítsu e campeã brasileira em dois mundiais. “A UFJ foi um divisor de águas na minha vida, ampliando horizontes e possibilidades de vida e conhecimento”, destaca.

Formado em Psicologia na UFJ em 2015, Alexandre Ribeiro Aquino atua hoje como psicólogo em uma universidade, atendendo alunos, professores e a comunidade em geral. “A UFJ marcou minha trajetória, na universidade tive oportunidade de participar de projetos de iniciação científica, extensão e estágios”, conta. Também foi na UFJ que Alexandre fez o mestrado em psicologia.

O mestrado em psicologia na UFJ é, inclusive, o próximo item da lista de desejos da Fernanda Sousa, que também concluiu a graduação na instituição. Atualmente Fernanda é psicóloga escolar em Mineiros. “Estudar na UFJ mudou minha vida. Eu vim da escola pública e não pensei que conseguiria chegar até aqui. A educação é uma ferramenta de transformação”, reforça.




A área da educação também reúne histórias inspiradoras. Juliana Alves, egressa do curso de pedagogia e do mestrado em Educação, é professora da rede municipal de Jataí e ressalta a qualidade da formação recebida na UFJ. Adriane de Souza Ferreira Morais, também formada em pedagogia, destaca que retornar aos estudos e ingressar na universidade foi decisivo para sua vida profissional, hoje como professora da rede pública.

Na área da tecnologia, os irmãos André e Diego Bevilaqua, egressos do curso de ciência da computação, são fundadores da Beehus Tech, empresa voltada à gestão da informação. Eles ressaltam que a base construída na graduação foi fundamental para a atuação no mercado, para a formação continuada e para compreender a amplitude das possibilidades profissionais que a tecnologia oferece.




Histórias como essas mostram que a UFJ é mais do que um espaço de formação acadêmica: é um lugar onde trajetórias ganham sentido, sonhos se tornam possíveis e futuros são construídos.

Para ver os depoimentos completos, acesse nossa página no instagram: ufj.oficial

Vem você também pra UFJ

Quem fez uma das três últimas edições do Enem pode se inscrever no SISU. Estudantes que perderam o Enem de 2025, mas fizeram a prova em 2023 ou 2024, por exemplo, podem concorrer a uma vaga. Quem fez mais de uma edição do Enem terá a maior nota selecionada para concorrer à vaga, desde que o candidato não tenha feito o Enem como treineiro.

Lembrando que a inscrição no SISU 2026 é realizada apenas pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Precisa de auxílio para fazer sua inscrição? A UFJ te ajuda! Hoje e amanhã equipes estarão no Campus Riachuelo, das 14h às 20h, esclarecendo dúvidas. Saiba mais sobre o plantão Descomplica SISU: UFJ oferece atendimento para orientar candidatos.


Texto: Tássia Fernandes – Secom/UFJ