Janeiro Branco reforça a importância do cuidado contínuo com a saúde mental

Publicado em

O mês de janeiro está chegando ao fim, mas a reflexão proposta pela campanha Janeiro Branco segue necessária ao longo de todo o ano. A iniciativa é um convite para olhar com mais cuidado para a saúde mental, reconhecendo sentimentos, respeitando limites e buscando práticas que promovam bem-estar.

Na Universidade Federal de Jataí (UFJ), estudantes e servidores compartilham diferentes formas de cuidar da mente no dia a dia, mostrando que cada pessoa encontra seu próprio caminho para manter o equilíbrio emocional.

Para a servidora Ludmilla Guimarães Teixeira, da área administrativa da SEOC/UFJ, a atividade física é fundamental. “Pratico natação três vezes na semana e é libertador”, relata. Já Nilmar Rodovalho, engenheiro de produção da PREUNI/UFJ, destaca a importância de reservar momentos para cuidar de si. “Tempo para relaxar, para ouvir música que é algo que amo, praticar exercício físico, que é importante para a nossa saúde física e também mental”. A assistente social da PRAE/UFJ, Kaellen Oliveira, ressalta como o pilates contribui para o bem-estar. “Pratico pilates três vezes na semana, me deixa com a cabeça vazia, me ajuda a lidar com o cotidiano, o estresse do trabalho e também com as dores musculares”, relata.

Entre os estudantes, o cuidado com a saúde mental também faz parte da rotina. Miguel Alexandre, acadêmico do segundo período de medicina, conta que busca equilíbrio entre estudo e lazer. “Normalmente separo tempo de lazer e tempo de estudo e, para relaxar, foco em atividades para o corpo, o que contribui tanto com a saúde física, quanto com a saúde mental”, explica. Para Felipe Yudi, também estudante de medicina, a organização da rotina faz toda a diferença. “Para deixar a mente mais leve vou para a academia, saio com amigos, jogo vôlei e, em relação aos estudos, separo um horário para estudar todos os dias, para não deixar acumular muito conteúdo”, conta.

Cada pessoa cuida da saúde mental de um jeito, o importante é não ignorar os sentimentos. A UFJ reafirma seu compromisso com o bem-estar e disponibiliza atendimento psicológico para estudantes, servidores e também para a comunidade externa, fortalecendo uma cultura de cuidado, acolhimento e atenção à saúde mental. Se precisar, procure ajuda!

Serviços de Atendimento Psicológico na UFJ

  • Estudantes:
    📧 sep.prae@ufj.edu.br

  • Servidores:
    📧 psicologia.propessoas@ufj.edu.br

  • Comunidade externa:
    📞 (64) 3606-8344



Cuidar da saúde mental é fundamental em todos os momentos. A UFJ se importa com você e segue trabalhando para garantir acolhimento, escuta e cuidado ao longo de todo o ano.


Texto: Secom/UFJ