Hoje, 18 de janeiro, é dia de celebrar as instituições que transformam vidas a partir do conhecimento
As universidades são as instituições que oferecem ensino, pesquisa e extensão. O último Censo Superior divulgado pelo Ministério da Educação mostra que o Brasil tem 2.580 instituições de educação superior, entre elas as universidades. O Censo é baseado em dados coletados no ano de 2023 e foi divulgado em outubro de 2024.
O Censo mostrou que mais de 4,9 milhões de estudantes começaram um curso de graduação e 327.966 docentes atuaram na educação superior no ano referente à pesquisa.
Universidade Federal de Jataí
A UFJ tem 25 cursos de graduação, distribuídos em diversas áreas do conhecimento. A Universidade oferece ainda 15 cursos de pós-graduação stricto sensu, sendo 12 de mestrado e 3 de doutorado.
Uma das formas de conseguir ingressar na Universidade é por meio do Sisu, Sistema de Seleção Unificada. O programa possibilita o acesso às universidades públicas utilizando a nota do Enem. As inscrições para o Sisu estão abertas e vão até terça-feira, 21 de janeiro. Para 2025, a UFJ oferece 1.080 novas vagas.
Bate-papo com o reitor
O reitor da UFJ, Prof. Christiano Peres Coelho, falou sobre as transformações que a universidade pode realizar.
- SECOM: Qual a importância das universidades na formação das pessoas?
- Reitor:
“Na universidade, além de você adquirir os conhecimentos já produzidos, tem a possibilidade de produzir novos conhecimentos a partir da pesquisa. E o melhor de tudo, você transpor os muros da universidade e utilizar esse conhecimento para aplicar diretamente na sociedade”.
“A gente pode perceber que a universidade é básica para a sociedade. Tudo que nós temos hoje de tecnologia, de inovação, do próprio conhecimento em si, foi produzido dentro das instituições de ensino superior. Essas instituições se aprofundam e ultrapassam as barreiras do conhecimento”.
- SECOM: Qual o impacto da UFJ para o município?
- Reitor:
“Hoje Jataí é conhecida nacionalmente e até internacionalmente como uma cidade que tem uma universidade federal que leva o seu nome. Temos 25 cursos de graduação, 12 cursos de mestrado e 03 cursos de doutorado, que formam pessoas para que a transformação regional aconteça. Estamos acima da média. No Brasil, a média é de 10 doutores para cada 100 mil habitantes. No Reino Unido são 37 doutores para cada 100 mil habitantes. Jataí, com seus 105 mil habitantes, tem mais de 380 doutores”.
“Quando você tem pessoas com curso de doutorado, você tem um alto nível intelectual de desenvolvimento que precisa ser colocado para a sociedade utilizar. Este é o papel da UFJ também; participar de políticas públicas, de decisões municipais, sempre visando o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida de todos nós”.
- SECOM: As inscrições para o Sisu estão abertas e logo chegarão novos estudantes, como fica a expectativa?
- Reitor:
“Esse começo de ano, com as nossas 1.080 novas vagas disponíveis, vendo essa juventude adentrar esses espaços acadêmicos, é a esperança renascendo. É a possibilidade de uma transformação real acontecer. Podemos proporcionar a eles uma formação integral, enquanto profissionais; mas também enquanto pessoas, enquanto cidadãos que podem participar da transformação de mundo que a gente tanto sonha”.