O Relatório Integrado de Gestão (RIG/2024) da UFJ, uma exigência do TCU para avaliar os resultados alcançados pela administração pública, demonstra os avanços significativos na prestação de contas em relação aos resultados apresentados nos anos anteriores.
Destaques:
- A superação das metas relacionadas ao RIG estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), refletindo o compromisso coletivo com a excelência na gestão e a entrega de valor público;
- A evolução expressiva dos princípios (comparabilidade, confiabilidade, completude, materialidade e conectividade das informações) e a aderência e a qualidade dos conteúdos exigidos.
A aderência aos princípios saltou de 38% (2023) para 68% (2024), enquanto os elementos de conteúdo evoluíram de 44% para 67%. Além disso, a transparência ativa da UFJ aumentou de 37,5% (2023) para 91,8% (2024), de acordo com as normativas do controle interno realizado pela Controladoria Geral da União (CGU) e o controle externo realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e Ministério Público Federal (MPF), o que reforça o nosso compromisso com a prestação de contas à sociedade.
O RIG apresenta não apenas a evolução dos números, mas traduz o impacto da gestão na entrega de valor público. O documento detalha as ações estratégicas, o comprometimento com a estruturação da UFJ e os resultados alcançados, oferecendo uma visão clara do nosso desempenho e das melhorias contínuas.
Essas conquistas só foram possíveis graças ao engajamento das Unidades Administrativas e Acadêmicas da UFJ, que desempenharam um papel crucial na melhoria de boas práticas de gestão, no alinhamento estratégico e no fortalecimento da governança institucional.
O Relatório Integrado de Gestão já está disponível para acesso no site institucional, na seção Transparência e Prestação de Contas.
Convidamos a comunidade acadêmica e a sociedade para acessar o documento, a fim de compreender a evolução da UFJ e nosso compromisso com uma gestão cada vez mais eficiente e transparente!