Cão na cola… e agora? – Projeto Ponto e Vírgula realiza ação informativa

Publicado em


Quem nunca se deparou com um cãozinho em uma praça, parque, ou outro ambiente público, que esteja sem a presença de um tutor? Muitos não têm lar e acabam fazendo desses lugares suas casas.

Mas você já parou para pensar sobre como se comportar perto de algum desses animais, para garantir a sua segurança? Para que a convivência com esses bichinhos seja tranquila, é preciso seguir algumas orientações como, por exemplo: Prestar atenção ao comportamento dos animais, para observar se estão agressivos ou com medo; evitar movimentos bruscos e também não é recomendado surpreender os bichinhos.


Ação informativa “Cão na cola… e agora?”, realizada no CDCC



Para compartilhar essas e outras orientações com a comunidade jataiense, a turma do Projeto de Extensão Ponto e Vírgula realizou a ação informativa “Cão na cola… e agora?”. O pessoal passou o dia no CDCC, o Centro de Divulgação Científica e Cultural da UFJ, a popular Praça Universitária, que fica no Campus Riachuelo. A ação foi no sábado, dia 28 de junho.



Equipe responsável pela ação “Cão na cola… e agora?”

“O objetivo dessa ação é trazer as pessoas para que a gente possa conversar a respeito do abandono de animais, do ataque de animais, dos cuidados que o tutor deve ter com os animais. Nós buscamos, ao mesmo tempo, trabalhar com as crianças e com os pais das crianças, de uma forma descontraída, em que eles possam levar para casa o material que é produzido pela universidade, com orientação a respeito dos cuidados com os animais. É o Projeto Ponto e Vírgula associado ao Projeto de Saúde Pública e à Comissão Permanente de Políticas de Animais da UFJ”, explica a professora Vera Banys.




Durante a ação, os alunos compartilharam explicações sobre o comportamento canino, com a intenção de contribuir com a prevenção de incidentes e acidentes, principalmente nas redondezas do Campus Riachuelo, onde sempre tem muitos cães.


“É uma responsabilidade que a gente tem com a sociedade, de contribuir levando informações para quem muitas vezes não tem acesso. Esses momentos de interação com a comunidade são muito importantes e contribuem com a nossa formação também”, Eny Alanis, aluna do sétimo período do curso de medicina veterinária.



Além das orientações compartilhadas, as crianças que passaram pela praça se divertiram colorindo desenhos e fazendo pinturas faciais. Os pais aprovaram a iniciativa. O Jeander Assis estava passeando com as filhas, Liz e Mariah, e parou para participar das atividades. “É uma iniciativa excelente. A sociedade precisa ocupar os espaços que temos na cidade e ações como essa ajudam a transformar as pessoas”, afirma.

Jeander Assis com as filhas Liz e Mariah, durante ação na Praça Universitária

Para saber mais sobre o assunto, leia a reportagem: Abril Laranja: cuidados com os animais



Clique aqui para conferir mais fotos da ação.




Fonte: Secretaria de Comunicação – SECOM/UFJ