UFJ realiza ação para promover ambiente de trabalho mais inclusivo e respeitoso

Publicado em

A Comissão de Ética e a Ouvidoria da Universidade Federal de Jataí (UFJ) realizaram, em parceria com o Comitê Mulheres da UFJ, uma reunião com os trabalhadores da empresa ABR SERVICE LTDA., que presta serviço para a instituição.

O encontro, realizado neste mês, teve como principal objetivo promover um espaço de escuta, diálogo e apresentar o Guia Lilás, documento que traz orientações para prevenção e enfrentamento a todas as formas de assédio e discriminação no governo federal.


Reunião com trabalhadores terceirizados da UFJ para falar sobre prevenção e enfrentamento às formas de assédio e discriminação


A conversa com os trabalhadores teve a intenção de contribuir para a promoção de um ambiente de trabalho mais inclusivo e respeitoso. Durante a atividade, os participantes puderam conhecer melhor as formas de violência que podem ocorrer no ambiente de trabalho, como o assédio moral, o assédio sexual e outros tipos de discriminação. Também foram discutidas formas de prevenção e como buscar ajuda em casos de violação de direitos.

“Ações desta natureza são extremamente importantes para que as pessoas que prestam serviços junto à Universidade possam ser ouvidas e orientadas sobre as diversas formas de violências existentes na sociedade e, como consequência, no ambiente de trabalho”, destaca a ouvidora da UFJ, Sirlene Moreira Fideles.

Iniciativas como esta reafirmam o compromisso da UFJ com um ambiente institucional saudável, seguro e respeitoso para todas as pessoas, incluindo colaboradores terceirizados, que são parte essencial do cotidiano universitário.

Para conhecer mais sobre o Guia Lilás confira a reportagem: Já está disponível a versão atualizada do Guia Contra Assédios e Discriminação no Governo Federal.



Texto: Secom/UFJ