A Universidade Federal de Jataí (UFJ) começa o segundo semestre com muitas novidades. Para melhorar a mobilidade da comunidade acadêmica, o transporte intercampi ganhou reforço com duas novas linhas do transporte público. Os novos ônibus farão a rota Campus Riachuelo – Campus Jatobá, com paradas em pontos estratégicos, para facilitar a chegada de estudantes e servidores até a Universidade. Os dois ônibus foram disponibilizados pela Prefeitura, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT).

Os horários das novas rotas foram adaptados às necessidades dos estudantes, de acordo com os turnos das aulas. Confira:
Saída do Campus Riachuelo: 07h10, 09h, 13h, 18h e 18h50.
Saída do Campus Jatobá: 09h30, 17h30 e 22h30.
Transporte público de graça
Outra conquista significativa para os estudantes da UFJ foi anunciada. A partir de agora, o transporte público para estudantes é de graça. Já está valendo o passe livre estudantil. A medida é uma forma de ampliar o acesso à educação e fortalecer a permanência de estudantes na Universidade.
A parceria é fruto de um diálogo institucional entre a universidade e o poder público municipal, que vem sendo fortalecido ao longo dos últimos meses.

“Quando a gente fala de novos ônibus, de novas salas de aula, de ter toda a estrutura necessária para que o conhecimento seja produzido e transformando, não estamos falando de gastos, estamos falando de investimento. Isso é pensar no futuro do país. Essa é uma conquista de toda a comunidade acadêmica. A disponibilização dos ônibus, somada ao passe livre para estudantes, é resultado de uma construção coletiva, que mostra o valor da UFJ para a cidade e a sensibilidade da gestão municipal com a educação pública,” afirma o reitor da UFJ, professor Christiano Peres Coelho.
O prefeito de Jataí, Geneilton Assis, destacou o compromisso da administração municipal com a educação. “Eu tenho dois filhos que se formaram na Universidade Federal de Jataí, um deles em química e o outro em ciência da computação. A UFJ é um patrimônio de Jataí e nossos estudantes merecem condições dignas para estudar. Toda transformação começa pela educação e o passe livre é um investimentos no futuro da nossa cidade”.


Reitor da UFJ com o prefeito de Jataí, Geneilton Assis

Um passo a mais pela permanência
Com todos os diálogos que levaram à conquista do passe livre estudantil e das novas linhas para a rota intercampi, a UFJ avança em políticas de permanência e inclusão. A universidade reafirma seu compromisso com o acesso à educação pública, gratuita e de qualidade, trabalhando continuamente para garantir melhores condições de estudo e convivência para seus estudantes.
As novas rotas e o passe livre foram anunciados durante cerimônia realizada no Campus Riachuelo, com a presença do reitor, Christiano Peres Coelho; do prefeito, Geneilton Assis (PL); do superintendente municipal de trânsito, Marcelo Fiorio; do presidente da câmara de vereadores, Marcos Patrick (PL), entre outras autoridades.
Em seguida, todas as pessoas presentes se deslocaram para o auditório maior da UFJ, no Campus Jatobá, onde foi realizada a cerimônia de abertura do semestre letivo. Além de falar sobre as conquistas, o reitor também falou sobre o retorno seguro e o Parque Tecnológico, duas obras que trarão benefícios para toda a comunidade acadêmica e para a cidade de Jataí, como um todo.


Abertura do segundo semestre letivo, realizada no auditório maior do Campus Jatobá
Texto: Secom/UFJ