UFJ sedia 3º Encontro Nacional de Docentes com Deficiência no Ensino Superior

Publicado em

Teve início nesta terça-feira (19) o 3º Encontro Nacional de Docentes com Deficiência no Ensino Superior, evento que vai até o dia 21 de agosto. A programação é gratuita e aberta a toda a comunidade jataiense, com foco especial em estudantes, professores da educação básica e do ensino superior.

“Primeiramente, o evento tem a intenção de dar visibilidade aos docentes com deficiência, já que todos os palestrantes do evento são pessoas com deficiência. Também pretendemos proporcionar um espaço de aceitação das diferenças dentro da universidade. Quando falamos em diferenças, não pensamos apenas nas pessoas com deficiência, mas nos indígenas, quilombolas, imigrantes. Com eventos como este, promovemos a inclusão das diferenças”, destaca o professor Vanderlei Balbino da Costa, organizador do encontro.

Conferência de abertura do 3º Encontro Nacional de Docentes com Deficiência no Ensino Superior

A cerimônia de abertura, realizada no auditório da Câmara Municipal, contou com a presença de autoridades da UFJ e foi marcada por uma apresentação cultural do maestro Lucas Arantes. Na sequência, a conferência de abertura foi ministrada pelo professor João Bosco Lissandro Reis Botelho, do Instituto Federal do Amazonas, que abordou o tema: “A docência no ensino superior: Limites, desafios e possibilidades na construção da identidade dos professores com deficiência”.

O reitor da UFJ, Christiano Peres Coelho, destacou a importância da universidade receber o encontro. “A universidade precisa ser um espaço que acolhe as pessoas com deficiência, essas pessoas que precisam ser vistas, enxergadas, entendidas e incluídas em todo o processo de formação. São os professores que estão aqui hoje que vão mostrar o caminho para as pessoas com deficiência, que estão em formação, para que elas também possam ocupar esses espaços. E isso também é papel da Universidade Federal, é papel da UFJ”, destaca.



Durante a tarde, também foi realizada a primeira mesa-redonda do evento, com o tema “Narrativas e trajetórias de estudantes com deficiência no ensino superior”, mediada pelo professor Vanderlei Balbino da Costa, da Faculdade de Educação da UFJ. Participaram como debatedores: Vitória Reis Gonçalves, Bianca Fernandes e Silva Carvalho e Carlos Daniel Rodrigues de Sousa, que compartilharam experiências e desafios enfrentados na vivência acadêmica.

Para Fernanda Rodrigues, estudante do quarto período de geografia, promover a inclusão em todos os ambientes é muito importante. “Não importa qual seja a limitação, todas as pessoas têm um papel importante na sociedade”, pontua.

Programação continua

O encontro reúne professores com deficiência de cinco universidades brasileiras, que irão conduzir conferências e mesas-redondas ao longo dos três dias de evento. A proposta é promover reflexões e debates sobre a inclusão e a permanência de pessoas com deficiência no espaço universitário, especialmente na docência.

A programação segue intensa nesta quarta e quinta-feira. Durante a tarde, as mesas-redondas serão no Campus Riachuelo e, à noite, terão outras mesas com temáticas distintas no auditório da Câmara Municipal de Jataí.

Discutir a deficiência no ensino superior é fundamental para pensar políticas de inclusão, permanência e valorização da diversidade na universidade. O 3º Encontro Nacional de Docentes com Deficiência busca justamente contribuir com essa construção coletiva, promovendo conhecimento, empatia e transformação social.

Durante o encontro também será lançado o livro “A formação continuada de professores nas escolas de educação básica na perspectiva inclusiva”, organizado pelo professor Vanderlei Balbino da Costa e pela professora Valquíria Coelho Pina Paulino.


“O livro é resultado do relato de experiências de professores que lidam com pessoas com deficiência no dia a dia. Temos o livro na versão impressa e digital e vamos disponibilizá-lo para todas as escolas da educação básica do estado de Goiás. Nos depoimentos, os professores narram os desafios enfrentados e as formas que encontraram para superá-los e contribuir para que o aluno com deficiência desenvolvesse o seu potencial. Esperamos que essas experiências possam ser exemplos para outros professores que estão passando por situações semelhantes. Por meio do livro queremos mostrar que é possível desenvolver o potencial das pessoas com deficiência”, explica a professora Valquíria.


Confira a programação completa do evento: 3º Encontro Nacional de Docentes com Deficiência no Ensino Superior.

O encontro pode ser acompanhado de forma online, por meio de transmissão ao vivo:


Transmissão da programação das tardes do evento.


Transmissão da programação das noites do evento.



Clique aqui e veja mais fotos do encontro.

Texto: Tássia Fernandes
Secom/UFJ