A Universidade Federal de Jataí (UFJ) deu início nesta quinta-feira, 21 de agosto, à quinta edição do Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras, Forcult – Regional Centro-Oeste. O evento reúne representantes de diversas instituições públicas de ensino superior da região, além de gestores, artistas e pessoas da comunidade.
Com o tema “Políticas, fomento e extensão cultural em debate”, o fórum teve o primeiro dia marcado por discussões relevantes sobre a gestão cultural universitária e políticas públicas para o setor, além de uma programação cultural que destacou talentos locais.


Participaram da cerimônia de abertura, o reitor da UFJ, Christiano Peres Coelho; Roseli Rocha, Coordenadora de Cultura do IF Goiano e atual Coordenadora Regional do Forcult Centro-Oeste; e Renato Sabino, Secretário de Cultura de Jataí. Em suas falas, destacaram a importância da articulação entre as instituições de ensino superior na formulação e fortalecimento das políticas culturais no país.
A palestra de abertura, realizada no auditório da Secretaria Municipal de Saúde de Jataí, trouxe como tema central as Políticas Culturais, com a participação de Deryk Vieira Santana, diretor de Políticas para os Trabalhadores da Cultura, do Ministério da Cultura. A mesa contou também com a professora Flávia Cruvinel, da Universidade Federal de Goiás (UFG), que contribuiu com reflexões sobre os desafios da extensão cultural no contexto das instituições públicas.
O início do evento também foi marcado pela valorização da cultura local, com apresentação do Semeart, grupo de dança da UFJ, e apresentação musical de Marlon Trevisan, Camily Vitória e Lucas Arantes.


Tarde de mesas-redondas: fomento à cultura e práticas universitárias
Durante a tarde, o fórum promoveu duas mesas-redondas. A primeira teve como tema “Fomento à Cultura” e contou com a participação da diretora da Secretaria de Comunicação da UFJ, Estael Lima; do professor de arte da Faculdade de Educação da UFJ, Henrique Lima Assis; de Ricardo Barbosa, presidente do Conselho Municipal de Política Cultural; do artista plástico, Ley Silva e de Lucas Arantes, que também é agente cultural do Ministério da Cultura em Jataí. A mediadora foi a professora Daviane Moreira, coordenadora da Editora UFJ.
Na sequência, a mesa com o tema “Relação entre Extensão e Cultura: Práticas exitosas para a cultura nas universidades” reuniu representantes das Pró-Reitorias de Extensão e Cultura das Instituições Públicas do Ensino Superior do Centro-Oeste: Flávia Cruvinel (UFG), Rafael Gonçalves Cuissi (UFR) e Matheus Vinícius de Sousa Fernandes (UEMS).


A programação continua na sexta-feira. O segundo dia do V Forcult Centro-Oeste terá uma agenda voltada à vivência cultural e à organização da gestão cultural regional. Pela manhã, os participantes realizarão visitas aos museus de Jataí, incluindo o Museu de Arte Contemporânea, o Museu Histórico e o Memorial JK.
Primeira Feira Popular e Solidária da UFJ faz parte da programação
Começa nesta quinta-feira, 21 de agosto, a Primeira Feira Popular e Solidária da UFJ, que integra a programação cultural do Forcult. A feira será no Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), que fica no Campus Riachuelo, a popular praça universitária. O evento será nesta quinta e sexta-feira, das 17h às 22h.
Com mais de 40 feirantes, o espaço reúne produtos frescos, comidas típicas, artesanato e artigos da economia criativa. Além disso, a programação conta com atrações culturais gratuitas. Nesta quinta tem apresentação da Orquestra de Violeiros de Jataí e Batalha de Rimas, com participação da Liga Goiana de MCs. Na sexta, a animação fica por conta do grupo Sambalê e do Mai-óia, bloco de carnaval da UFJ.


Clique aqui e veja mais fotos e vídeos do V Forcult
Texto: Tássia Fernandes
Secom/UFJ