Pai e filha se formam juntos em medicina veterinária na UFJ

Publicado em

As cerimônias de colação de grau do segundo semestre da Universidade Federal de Jataí (UFJ) começam nesta quinta-feira e, além do encerramento de ciclos acadêmicos, marcam também a celebração de histórias de superação, dedicação e sonhos realizados.

Entre os formandos do curso de medicina veterinária, um exemplo emociona a comunidade acadêmica: pai e filha vão colar grau juntos. Alessandro Guerra Simari e Giovanna Assis Gomes Guerra Simari compartilham a mesma paixão pelos animais e pela veterinária. Os dois passaram os cinco anos de graduação na UFJ lado a lado, como colegas de turma, e agora celebram essa conquista.

Alessandro ao lado da filha, Giovanna, e do filho, Mateus. Todos estudantes de medicina veterinária da UFJ



“Foi muito bom ter meu pai comigo na graduação. No começo achei que seria estranho, mas acabou sendo natural. Ele sempre me apoiou, nos momentos difíceis ele estava lá, me acalmando. Foi uma parceria muito importante”, conta Giovanna, emocionada.

Para Alessandro, a graduação em medicina veterinária é a realização de um sonho antigo. “Quando tentei veterinária pela primeira vez era o vestibular tradicional, tentei cinco vezes e não consegui ser aprovado. Acabei fazendo direito e podologia, mas nunca deixei esse sonho para trás. Quando minha filha decidiu pelo curso, eu resolvi tentar novamente e deu certo”, lembra Alessandro.

Durante os cinco anos de formação Giovanna e Alessandro viveram experiências que vão além da sala de aula. “Aprendi muito, sobre os animais, sobre como lidar com as dificuldades, com os momentos difíceis, aprendi a ter responsabilidade e cresci como pessoa. Tudo isso ao lado do meu pai”, completa Giovanna.

Mas a história da família com a veterinária não parou por aí. No início deste ano o filho mais novo, Mateus Assis Gomes Guerra Simari, também foi aprovado no curso. Inspirado pelo pai e pela irmã, decidiu trilhar o mesmo caminho. “Veterinária não era minha primeira opção, gosto muito de esportes e pensava em fazer educação física, que é a profissão da minha mãe. Mas também sempre tive muita convivência com animais, interesse em aprender e ver os dois me motivou muito”, conta Mateus.

O exemplo da família mostra que a universidade é, além de um espaço de formação acadêmica, um espaço para a realização de sonhos, fortalecimento de laços e inspiração para novas gerações.

“Quando a gente passava em frente à UFJ, eu dizia que um dia iríamos estudar aqui e isso aconteceu! Estar aqui nesta fase da minha vida, já mais experiente, elevou minha autoestima, me transformou como ser humano e compartilhar isso com a minha filha, que sempre foi um exemplo de dedicação, e neste último ano com o meu filho também, tornou tudo ainda mais especial. A universidade é um sonho que muitos querem viver e eu sou grato por ter vivido esse sonho em família.”, celebra Alessandro.

As cerimônias de colação de grau da UFJ serão nesta quinta e sexta-feira, a partir das 20h, no Centro de Cultura e Eventos Dom Benedito Domingos Cóscia. Toda a comunidade está convidada a participar deste momento que vai reunir estudantes de diversos cursos, cada um com sua trajetória única, mas todos com um ponto em comum: a conquista que se torna coletiva e motivo de orgulho para as famílias, professores e para toda a comunidade universitária.



Texto: Tássia Fernandes – Secom/UFJ