Nesta semana, a Universidade Federal de Jataí (UFJ) realizou mais uma edição do Vem pra UFJ, evento que abriu as portas do Campus Jatobá para a comunidade local e regional. Com uma programação intensa, a ação realizada na quarta-feira (10), teve o objetivo de aproximar a população do ambiente acadêmico, promovendo a integração entre a universidade e a sociedade.



Durante todo o dia, os visitantes participaram de oficinas, atividades interativas e bate-papos com professores e estudantes dos diversos cursos de graduação oferecidos pela UFJ. A iniciativa permitiu que os participantes conhecessem melhor as áreas de atuação profissional, as possibilidades de pesquisa e extensão, além dos caminhos para o ingresso na universidade.
Também foi possível conhecer os espaços físicos da instituição, como laboratórios, biblioteca, salas de aula e outras estruturas acadêmicas, proporcionando uma vivência real do cotidiano universitário.
A Maria Eduarda, aluna do terceiro ano do ensino médio no Colégio Estadual Professora Tais Santos, em Jataí, não conhecia a UFJ. e ficou encantada, “Eu gostei bastante, achei tudo muito interessante. Já estou com vontade de estudar aqui”, afirma Maria Eduarda.



A experiência contribui de forma significativa para que estudantes, principalmente do ensino médio, conheçam melhor as opções de cursos oferecidos pela UFJ, facilitando o processo de escolha profissional. O Vem pra UFJ reforça o compromisso da universidade com a educação pública, gratuita e de qualidade, contribuindo para a formação cidadã e o acesso democrático ao ensino superior.
O Patrik Ferreira é estudante do sexto período de biologia e trabalhou como monitor no Vem pra UFJ. “Esse evento pode ser muito inspirador para quem está querendo decidir o curso que vai seguir na faculdade. Muitas vezes quem está no ensino médio gosta de muita coisa mas não tem certeza, e ter a chance de vir para cá e ver um pouquinho de cada curso é muito bom e pode ajudar nessa escolha”, observa Patrik.
Com 25 cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento e 15 programas de pós-graduação stricto sensu, sendo 12 de mestrado e 3 de doutorado, a UFJ reafirma, por meio de eventos como este, seu papel como espaço de conhecimento, inclusão e transformação social.
Texto: Tássia Fernandes – Secom/UFJ