UFJ seleciona estudantes para o Projeto Rondon 2026

Publicado em

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo da Operação Pé Vermelho, do Projeto Rondon, que acontecerá entre os dias 21 de janeiro e 07 de fevereiro de 2026, no Paraná. Podem participar estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da UFJ.

Participar do Projeto Rondon é uma oportunidade de colocar os conhecimentos em prática, fazendo a diferença na vida de comunidades brasileiras. O Projeto é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa e outros ministérios, que tem por objetivo melhorar as condições estruturais de regiões brasileiras menos favorecidas, a partir de ações que envolvam a participação de estudantes universitários nos processos de desenvolvimento local sustentável e de fortalecimento da cidadania.



O projeto tem contribuído para o desenvolvimento sustentável de diferentes regiões do país ao favorecer o intercâmbio com a sociedade; fortalecer espaços de participação social; valorizar a cultura da cidade e colaborar para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Além disso, oferece uma formação dinâmica para os estudantes participantes, possibilitando a aplicação do conhecimento adquirido durante a graduação, em práticas inovadoras e voltadas para atender as demandas das regiões atendidas, fortalecendo, portanto, o contato com outras culturas, ampliando o conhecimento e desenvolvendo a visão de mundo das pessoas que participam.

Como será a atuação da UFJ

Na UFJ escolheu-se trabalhar com o Conjunto B, que é composto pelas seguintes áreas: comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho. Busca-se contribuir e somar esforços com as forças locais para construir, de forma conjunta, alternativas viáveis de enfrentamento aos problemas sensíveis para as comunidades.

Devido à grande complexidade e diversidade dos temas a serem abordados, considera-se importante formar uma equipe multidisciplinar, envolvendo estudantes dos vários cursos da UFJ. Serão selecionados oito estudantes e as inscrições podem ser feitas até o dia 26 de setembro.




Os coordenadores do Projeto Rondon da UFJ, professores Euter Paniago Júnior e Cecília de Castro Bolina, do curso de agronomia, em conjunto com a pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece), conseguiram aprovar um projeto para participarem da Operação Pé Vermelho. Dentre as 24 universidades que concorreram ao edital, a UFJ foi uma das classificadas.


O projeto desenvolverá atividades entre os dias 21 de janeiro e 07 de fevereiro, em Iretama, no Paraná. As atividades serão desenvolvidas em conjunto com discentes do conjunto A, cujas temáticas são cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste Campus Cascavel.


Para atender aos objetivos específicos da proposta encaminhada pela UFJ, serão realizadas oficinas de aprendizagem, de treinamento, palestras, entre outras atividades. As oficinas podem resultar em parceria local e externa para implantação e continuidade das propostas do município.




O transporte, alojamento, alimentação, assistência médica, kit rondonista e seguro de vida das pessoas participantes são garantidos pelo Ministério da Defesa e instituição. Na UFJ, o projeto Rondon confere 930 horas de certificado de atividades de extensão curricularizáveis e pelo Ministério da Defesa são 150 horas.

Você pode acompanhar as Operações anteriores pelo instagram: @rodon.ufj

Para mais informações, procure a Proece.

Clique aqui para conferir o edital do processo seletivo.

Clique aqui para fazer a sua inscrição.



Fonte: Coordenação Projeto Rondon UFJ