No dia 1º de outubro de 2025, a Reitoria da UFJ, representada pela vice-reitora, Profa. Alana Romani, e pela chefe de gabinete, Gabriela Campos, reuniu-se com representantes das Coordenações dos cursos de História, Direito, Letras-Português e Letras-Inglês, direção do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), centros acadêmicos, estudantes e servidores do período noturno do Câmpus Jatobá.
O encontro teve como objetivo debater demandas históricas e emergenciais do turno noturno e construir encaminhamentos concretos para as áreas de segurança física e patrimonial, transporte universitário, infraestrutura, atendimento administrativo, saúde e representação estudantil.
A partir das discussões, o Gabinete da Reitoria elaborou o Plano de Ação n.º 10/2025, que estabelece prazos, responsáveis e indicadores de cumprimento para cada medida. As ações planejadas incluem:
- Transporte universitário:
- será marcada uma reunião técnica com a empresa Translocave e a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) para definir rotas fixas e canal de comunicação direta com usuários;
- destaca-se a inclusão de novo horário noturno no transporte público e divulgação de todos os horários para a comunidade universitária – realizado em 19 de setembro de 2025.
- será agendado um novo Fórum Estudantil sobre Transporte Universitário para a continuidade das discussões e acompanhamento das ações junto à empresa Translocave e demais parceiros institucionais – a data prevista é 04 de novembro de 2025, às 17h, no Auditório Maior, Câmpus Jatobá.
- Segurança: será realizada vistoria noturna em 100% das áreas de circulação, para identificação de pontos sem iluminação para correção e instalação de QR-Codes com contatos de emergência;
- Saúde: está em análise a criação de modelo de plantão mínimo com apoio da Enfermaria, Bombeiros e SAMU e instalação de QR-Codes com medidas e protocolo em caso de acidentes;
- Atendimento administrativo: terá início nos próximos dias estudo para ampliação do atendimento noturno em áreas de maior demanda, com sistema de rodízio de setores específicos;
- Infraestrutura: será feito levantamento de salas subutilizadas e espaços de convivência para atender às demandas dos Centros Acadêmicos;
- Representação estudantil: encaminhamento às unidades acadêmicas para garantia de vagas de representação discente em comissões e colegiados;
- Segurança pública externa: será feito contato para articulação com Ministério Público, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar para tratar de ações de segurança no entorno do campus.
- Comunicação
a) a solicitação dos discentes de atualização de informações sobre vida acadêmica em geral é contemplada regularmente através do portal https://guiadocalouro.ufj.edu.br/
b) estudantes que não estejam recebendo os comunicados da Secretaria de Comunicação por email podem solicitar inclusão nas listas através do endereço secom@ufj.edu.br
c) notícias e comunicados também podem ser acessados pelo Canal da UFJ no Whatsapp, através do link: https://whatsapp.com/channel/0029Vakt8bJCxoB5KdCRDw0B
d) Os horários atualizados do Intercampi e do transporte público podem ser vistos em Intercampi e Transporte Publico.
O plano prevê monitoramento permanente das ações e uma nova reunião de acompanhamento com todos os envolvidos ainda neste semestre.
A Reitoria da UFJ reafirma, assim, seu compromisso com a escuta ativa, a transparência e o fortalecimento das condições de estudo e trabalho no período noturno, garantindo voz e participação aos seus estudantes.