Universidade Federal de Jataí (UFJ) foi uma das protagonistas brasileiras no Encontro Universitário México-Brasil, realizado nos dias 4 e 5 de setembro, na Cidade do México. O evento, promovido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e pela Associação Nacional de Universidades e Instituições de Educação Superior da República Mexicana (ANUIES), marcou um importante avanço no processo de internacionalização do ensino superior público latino-americano.
Com a participação de dezenas instituições de ensino superior de ambos os países, o encontro resultou na assinatura de um convênio de cooperação acadêmica voltado para pesquisa conjunta, inovação tecnológica e mobilidade estudantil.



UFJ firma parceria com instituto mexicano
Durante o evento, a UFJ oficializou uma parceria com o Instituto de Ecologia A.C. (INECOL), uma das principais instituições mexicanas voltadas à pesquisa ambiental. A assinatura do acordo contou com a presença do reitor da UFJ, Prof. Dr. Christiano Peres Coelho, e do diretor do INECOL, Dr. Armando Contreras Hernández.


Segundo o reitor, a internacionalização é um dos pilares estratégicos da universidade:
“Esta parceria representa uma oportunidade histórica para a UFJ ampliar sua inserção internacional, promovendo a troca de conhecimentos, fortalecendo a formação de nossos estudantes e ampliando nossa capacidade de inovação em áreas estratégicas como saúde, tecnologia e sustentabilidade”, destacou.
Busca por uma nova era para a educação superior latino-americana
A missão da Andifes ao México consolidou a visão de que a integração regional por meio da educação superior pode impulsionar soluções para desafios comuns às sociedades latino-americanas. Entre os temas prioritários debatidos no encontro, se destacaram: Bioeconomia e segurança alimentar; Medicina tropical e saúde pública e Mudanças climáticas e energias limpas
Essas áreas devem ser o foco de projetos colaborativos, intercâmbio de docentes e discentes, e da formação de redes acadêmicas bilaterais.
Com representatividade de peso – 69 universidades federais brasileiras pela Andifes e 251 instituições mexicanas reunidas pela ANUIES – a iniciativa reforça o papel das universidades públicas como agentes de desenvolvimento regional e transformação social.
Sobre a UFJ
A Universidade Federal de Jataí (UFJ) vem se consolidando como uma instituição em crescimento e projeção nacional e internacional. Nos últimos dois anos, a universidade tem intensificado suas ações de internacionalização, com destaque para a pesquisa colaborativa e a participação em redes acadêmicas globais.


Confira, em breve, a “Conexão UFJ – Recife”, durante a XVIII Assembleia Geral e XV Seminário Internacional do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), mais um passo importante na consolidação de sua presença global.
Gabinete da Reitoria