Informação e serviço para a comunidade durante ação do Outubro Rosa na Praça Universitária

Publicado em

O Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), popular Praça Universitária, se tornou ponto de encontro entre ciência e cuidado no último sábado, 11 de outubro. Em uma tarde dedicada à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, equipes da Universidade Federal de Jataí (UFJ) ocuparam o espaço com diversas atividades abertas à comunidade.

Profissionais, estudantes, grupos de estudo, Centros Acadêmicos e Ligas Acadêmicas se uniram para levar informação e promover atendimentos de saúde voltados tanto para as pessoas, quanto para os animais. A iniciativa integrou ações educativas, orientações preventivas e práticas de cuidado, aproximando a universidade da população e fortalecendo o compromisso institucional com a promoção da saúde e do bem-estar social.


Projeto Saúde Única na Praça, outubro rosa e outubro rosa pet


“Ações como esta, que promovem a integração entre universidade e comunidade, são muito importantes. Nosso projeto Saúde Única na Praça tem o objetivo de mostrar que a saúde humana, animal e ambiental são indissociáveis e aproveitamos o mês para trazer a temática do outubro rosa e outubro rosa pet. Foi uma tarde muito produtiva, com a participação de diversas pessoas, e temos pretensão de continuar com esse trabalho, em lugares em que possamos estar cada vez mais perto da sociedade”, desta a professora Raphaella Barbosa Meirelles Bartoli, coordenadora do evento.

A estudante do sexto período de medicina veterinária da UFJ, Fernanda Fagundes Martins, trabalhou durante a ação na praça falando sobre a importância de monitorar e prevenir o câncer de mama nos animais. “Durante a atividade fizemos alguns questionários com a população e percebemos que muitas pessoas não têm informações sobre o câncer de mama em cães e gatos. Isso reforça a importância da universidade estar em meio à comunidade para compartilhar conhecimento, além de que esse convívio com as pessoas também contribui para o nosso crescimento pessoal e profissional”, afirma Fernanda. 




A mobilização fez parte das atividades do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, e destacou o papel da UFJ na disseminação de conhecimento e na valorização da vida — dentro e fora da universidade.


Texto: Tássia Fernandes/Secom UFJ