Curso de Medicina da UFJ conquista nota 4 no Enamed

Publicado em

O curso de Medicina da Universidade Federal de Jataí (UFJ) alcançou nota 4 no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), resultado que reafirma a qualidade do ensino ofertado pela Instituição e o compromisso com uma formação médica ética, humanizada e socialmente responsável.

Estudantes do curso de medicina durante prática realizada no evento Vem pra UFJ


Para a coordenação do curso, o desempenho é motivo de comemoração. “Recebemos esse resultado com muita alegria, senso de responsabilidade e orgulho. A nota 4 no Enamed confirma que o curso de medicina da Universidade Federal de Jataí (UFJ) está no caminho certo, validando e consolidando um projeto pedagógico comprometido com a formação médica de qualidade, ética e socialmente responsável”, destaca a coordenadora do curso, Danielly Christine Vargas.

Ao avaliar os fatores que contribuíram para o alcance da nota, a coordenadora destaca o esforço coletivo que sustenta o curso. “Esse desempenho é fruto de um trabalho coletivo e contínuo, construído por docentes altamente qualificados e comprometidos, por técnicos-administrativos que sustentam o funcionamento do curso com dedicação e por discentes engajados, protagonistas do próprio processo formativo. Destaca-se ainda a proposta pedagógica do curso, que valoriza metodologias ativas, a integração ensino-serviço-comunidade e uma formação humanizada, alinhada às necessidades do SUS e da população de Jataí e região”, afirma.

Sobre o Enamed

Instituído no ano passado, pela Portaria MEC nº 330, de 23 de abril de 2025, o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) é uma modalidade do Enade focada em estudantes concluintes de Medicina, com o objetivo de avaliar a qualidade da formação médica, fornecer dados para políticas públicas e subsidiar o acesso à residência médica (Enare).


O conceito do Enamed varia de 1 a 5, sendo que os conceitos 1 e 2 são considerados não proficientes pelo Ministério da Educação (MEC). Atualmente, o exame conta com 100 questões e é aplicado a todos os estudantes concluintes da área e, a partir deste ano, também deverá ser aplicado aos alunos do 4º ano do curso.

Medicina na UFJ

O curso de Medicina da Universidade Federal de Jataí iniciou suas atividades em 11 de agosto de 2014, a partir da Proposta de Expansão de Vagas do Ensino Médico nas Instituições Federais de Ensino Superior, em uma ação conjunta dos Ministérios da Educação e da Saúde.



Estudantes do curso de medicina durante prática realizada no evento Vem pra UFJ

O projeto pedagógico do curso prioriza a articulação entre ensino, pesquisa e extensão/assistência, promovendo uma formação crítica e reflexiva, com postura ética, domínio técnico e visão humanística. O uso de metodologias ativas de ensino é um dos diferenciais da formação, assegurando preparo compatível com os diferentes níveis de atenção à saúde.

Clique aqui para saber mais sobre o curso de medicina da UFJ.

Texto: Secom/UFJ