Medicina

O curso

O Curso de Medicina da UFJ iniciou suas atividades em 11 de agosto de 2014, tendo sido elaborado a partir da Proposta de Expansão de Vagas do Ensino Médico nas Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil, numa ação conjunta dos Ministérios da Educação e da Saúde.

O projeto pedagógico adotado visa à articulação entre o ensino, pesquisa e extensão/assistência, garantindo um aprendizado crítico e reflexivo, que leve à construção do perfil médico com postura ética, domínio técnico e visão humanística. Promove a compreensão da complexidade de vida do paciente, família e comunidade, considerando aspectos biopsicossociais. Estimula a realização de projetos de pesquisa, socializando o conhecimento produzido.

O Currículo do Curso está centrado no estudante, fundamentado em problemas e orientado à comunidade, de acordo com módulos elaborados para promover a integração de conteúdos e garantir o desenvolvimento de habilidades e atitudes profissionais considerando a inserção do estudante nos Serviços de Saúde durante todo o Curso, desde o primeiro semestre.

O diferencial deste curso de Medicina é a utilização de metodologias ativas de ensino, proporcionando uma formação compatível com os níveis de atenção à saúde e assegurando conhecimento técnico, científico e humanístico que permita ao profissional identificar os problemas de saúde do indivíduo e da comunidade e participar ativamente da solução dos mesmos. 

Para isso, o curso terá como eixo central a Saúde e Educação na Comunidade: uma educação médica baseada na comunidade. Os eixos de desenvolvimento são: Clínico (Aluno-Paciente); Institucional (Academia-Aluno-Serviço); Social (Comunidade-Aluno-Governo); Pessoal (Princípios pessoais-Aluno-Prática profissional).

Perfil

O Projeto Pedagógico do Curso de Medicina da UFJ visa a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão com assistência à comunidade, garantindo um aprendizado crítico, reflexivo e criativo, que leve à construção do perfil médico com postura ética, domínio técnico e visão humanística. Promove a compreensão da complexidade de vida do paciente, da família e da comunidade local, levando-se em conta os aspectos biopsicosociocultural, econômico e ambiental. Estimula a realização de experimentos e/ou de projetos de pesquisa e socialização do conhecimento produzido. Leva em conta a evolução epistemológica dos modelos explicativos do processo saúde-doença, a horizontalidade e verticalidade dos conhecimentos com a integração dos conteúdos modulares. 

O Currículo do Curso está centrado no estudante, fundamentado em problemas e orientado à comunidade, de acordo com os módulos elaborados para promover a integração de conteúdos e o desenvolvimento de habilidades e atitudes profissionais, considerando a inserção do estudante nos Serviços de Saúde durante todo o Curso, desde o primeiro semestre (unidades horizontais de aprendizagem). A missão do Curso de Medicina da UFJ é a de graduar o médico, com a utilização de metodologias ativas de ensino adequadas, proporcionando-lhe formação compatível com os vários níveis de atenção à saúde e conhecimento técnico, científico e humanístico, que o capacite a identificar, conhecer, vivenciar os problemas de saúde do indivíduo e da comunidade e a participar da solução dos mesmos, agindo com criatividade, espírito crítico-científico e de acordo com princípios éticos. 

Para isso, o curso terá como eixo central a Saúde e Educação na Comunidade, ou seja, uma educação médica baseada na comunidade em que se trabalhará no interior dos módulos os eixos de desenvolvimento, a seguir: Clínico: aluno-paciente; Institucional: academia-aluno – Serviço; Social comunidade – aluno – governo); e Pessoal: princípios pessoais – aluno – prática profissional.

Carreiras

A Medicina é uma das áreas mais desejadas e de maior prestígio, oferecendo inúmeras oportunidades de atuação para os profissionais formados. Os médicos desempenham um papel fundamental na promoção da saúde e no cuidado com as pessoas, atuando em diversas especialidades clínicas, como pediatria, cardiologia, neurologia, oncologia, entre outras. Além disso, a Medicina permite o exercício da profissão em diferentes contextos, incluindo a saúde pública, hospitais e clínicas privadas, redes conveniadas e organizações do terceiro setor.

A formação em Medicina prepara o profissional para trabalhar em todas as áreas da prática médica, com habilidades que vão desde a prevenção de doenças até a realização de diagnósticos e tratamentos complexos. Muitos médicos também optam por atuar como autônomos, abrindo seus próprios consultórios ou clínicas, enquanto outros se dedicam à pesquisa científica, contribuindo para avanços importantes na área da saúde.

Além do atendimento direto ao paciente, a Medicina oferece oportunidades em áreas como gestão hospitalar, docência e participação em projetos de saúde comunitária. A versatilidade da profissão permite que os médicos adaptem suas carreiras a diferentes interesses e necessidades, impactando positivamente a qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento do sistema de saúde como um todo.

Modalidade

 12 semestres

Integral

E-MEC 202005526

Campus Jatobá – Cidade Universitária BR 364, km 195, nº 3800 CEP 75801-615

CONTATO

Telefone: (64) 3606-8234

 

E-mail: medicina@ufj.edu.br

Site: Medicina 

 

 

Avaliações do curso