Está sendo realizado na Universidade Federal de Jataí (UFJ) o 6º Encontro Goiano de Psicologia Escolar e Educacional, promovido em parceria entre o curso de psicologia da UFJ e a Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional – Representação Goiás (ABRAPEE-GO). Esta é a primeira vez que o evento é realizado em uma cidade do interior.

Com o tema “Incluir sem patologizar, é possível?”, o evento reúne estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais das áreas de psicologia, educação e afins, para debater os desafios e possibilidades da inclusão escolar em um cenário cada vez mais marcado pela diversidade.
A mesa de abertura foi composta pelo reitor, Christiano Peres Coelho; a coordenadora geral do evento, Marcela Cristina de Moraes; a presidente da comissão científica, Gisele Toassa; a primeira secretária da Abrapee, Janaína Cassiano Silva; o conselheiro CRP-09 – Goiás, Eric de Jesus Porto; a coordenadora do curso de psicologia da UFJ, Luciete Valota Fernandes; e o pró-reitor adjunto de Extensão, Cultura e Esporte, Rafael Siqueira Silva.
A professora Alexandra Ayach Anache, docente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), ministrou a conferência de abertura, com o tema: Psicologia Escolar e Educacional e seus desafios frente à produção de diagnósticos. No período da tarde, a professora Yulia Solovieva ministrou a palestra Autismo en la infancia: enfoque histórico-cultural para la evaluación e intervención. Yulia é docente na Benemérita Universidad Autónoma de Puebla e na Universidad Autónoma de Tlaxcala, México.



A escolha do tema partiu da crescente demanda por diagnósticos psicológicos no ambiente escolar, muitas vezes como condição para o acesso a direitos e recursos. Nesse contexto, o evento propõe reflexões críticas sobre os riscos da patologização de crianças e jovens, enfatizando a importância de compreender o processo de ensino-aprendizagem em sua complexidade — envolvendo aspectos sociais, institucionais e subjetivos.



O evento conta com uma programação diversificada, com mesas-redondas, apresentações de trabalhos científicos, minicursos e encontros com psicólogas/os atuantes na rede de ensino. Todas as atividades foram pensadas para possibilitar a troca de saberes e práticas, reafirmando o compromisso da Psicologia Escolar com uma atuação ética, crítica e comprometida com a transformação social.
Confira a programação da tarde desta sexta-feira, 10/10: 6º Encontro Goiano de Psicologia Escolar e Educacional
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Texto: Secom/UFJ