X Congresso Nacional de História e IV Semana de História da UFJ

Publicado em

Está acontecendo nesta semana o X Congresso Nacional de História e a IV Semana de História da UFJ. A abertura do evento foi realizada nesta terça-feira, 04 de novembro, no auditório maior do Campus Jatobá e contou com apresentação cultural do Coral da UFJ. A Conferência de Abertura teve como tema: “Populismo Global e Ordem Internacional: Trump, Bolsonaro e os Novos Autoritarismos” e foi ministrada pelo professor João Alberto da Costa Pinto, com mediação do professor Marcos Antônio de Menezes.



Com o tema geral sendo “crises do presente e disputas pela memória: conflitos internacionais, populismos e a nova ordem mundial”, o X Congresso de História & IV Semana de História representam uma iniciativa importante para o desenvolvimento científico da instituição e do estado de Goiás. O evento se propõe a fomentar debates acadêmicos sobre as dinâmicas geopolíticas contemporâneas, analisando suas raízes históricas e suas implicações para o presente e o futuro. A relevância desse evento se evidencia não apenas na ampliação do conhecimento historiográfico, mas também na formação de uma cidadania crítica e informada, capacitada para interpretar e intervir nos desafios do mundo contemporâneo.

A importância do evento reside na necessidade de compreender as novas configurações de poder a nível global e os conflitos internacionais à luz de perspectivas historiográficas recentes (como a História do Tempo Presente e a História Global). A crescente tensão geopolítica, os desafios diplomáticos e as transformações nas relações internacionais demandam análises que considerem a complexidade desses processos históricos.

O estudo da História oferece ferramentas fundamentais para a interpretação desses fenômenos, possibilitando uma visão crítica e contextualizada das dinâmicas globais em curso. Dessa forma, o evento contribuirá para a produção de conhecimento acadêmico relevante, promovendo o fortalecimento das pesquisas na área de História e suas interfaces com outras disciplinas.

Além disso, o evento se destaca pela análise da ascenção das chamadas “novas direitas” no cenário mundial e suas estratégias de mobilização e manipulação das massas por meio de plataformas sociais digitais. O crescimento de movimentos políticos que desafiam as estruturas tradicionais da democracia é um fenômeno de grande impacto social e político, exigindo análises sobre sua gênese, seus discursos e suas práticas. Ao integrar esse debate ao nosso programa, o evento fomentará reflexões interdisciplinares sobre comunicação digital, política e sociedade, demonstrando a importância do conhecimento histórico para a compreensão dos desafios da contemporaneidade.



Outro aspecto central do evento é a discussão sobre o retorno das narrativas da crise do presente e do “fim da história” e sua ressignificação no contexto atual. A noção do “fim da história”, popularizada no final do século XX (entre outros, por Francis Fukuyama), ganha novos contornos diante das crises ambientais e das ameaças de conflitos nucleares. O estabelecimento do chamado “Antropoceno” e seus impactos sobre ecossistemas, sociedades e economias levanta questionamentos urgentes sobre o futuro da humanidade, assim como a escalada de tensões entre potências nucleares reacende temores sobre a estabilidade mundial.

A propsota é debater sobre esses temas, mobilizando historiadores e especialistas de áreas afins para a construção de análises que contribuam para o entendimento desses desafios e para a busca de vias fundamentadas de esclarecimento e de ação.

O X Congresso de História & IV Semana de História visam, com isso, contribuir de modo significativo para o desenvolvimento científico e tecnológico da instituição e do estado de Goiás, se consolidando como um espaço de produção e difusão do conhecimento, estimulando a divulgação de pesquisas inovadoras e fortalecendo o intercâmbio entre pesquisadores de diferentes instituições e nosso corpo docente e discente. Essa troca qualifica a pesquisa acadêmica e amplia seu impacto social.

Além disso, o evento fortalece a visibilidade da UFJ no cenário acadêmico nacional, promovendo parcerias estratégicas e ampliando oportunidades de colaboração e financiamento para novos projetos. No âmbito estadual, o evento impulsiona o debate sobre temas de relevância global, fornecendo subsídios para políticas públicas e ações voltadas para a melhoria das condições socioeconômicas da região.

Por fim, o evento reafirma o compromisso da UFJ com a democratização do conhecimento, abrindo suas portas para estudantes, pesquisadores e a comunidade em geral. Ao estimular o pensamento crítico e a reflexão sobre desafios contemporâneos, o evento reforça o papel transformador da universidade e da História na formação de cidadãos conscientes e engajados

Ao longo do primeiro dia de evento também foram realizados minicursos e simpósios temáticos. A programação segue nesta quarta e quinta-feira.

Clique aqui para conferir a programação completa do evento.



Clique aqui para ver mais fotos.


Fonte: Instituto de Ciências Humanas e Letras da UFJ