UFJ e OAB Jataí firmam parceria para fortalecer formação prática de estudantes de direito

Publicado em

A Universidade Federal de Jataí (UFJ) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Jataí (OAB/Jataí) realizaram, nesta quarta-feira, 12 de novembro, uma reunião na Reitoria para oficializar o Convênio de Concessão de Estágio e o Acordo de Cooperação Técnica, com o propósito de ampliar as oportunidades de formação prática e integração entre ensino e sociedade.




Participaram da reunião o reitor da UFJ, Christiano Peres Coelho; o presidente da OAB/Jataí, Tiago Setti; a vice-presidente, Lorrane Ibraim; o secretário-geral, Gregório de Castro Carvalho; a secretária-geral adjunta, Jardellma Motta; o tesoureiro, Lucas Peres; o vice-presidente da Comissão da Advocacia Jovem, Samuel Junio Souza Gonçalves; Luis Antônio Barbosa do Prado Junior, superintendente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (CASAG/Jataí) e Everaldo Britto, coordenador da Escola Superior da Advocacia (ESA/Jataí).

Os documentos assinados têm como objetivo viabilizar a aproximação de estudantes da prática profissional, permitindo que discentes do curso de direito da UFJ, a partir do quinto período, realizem atividades extracurriculares e estágios supervisionados no âmbito das comissões temáticas da OAB/Jataí. A iniciativa reforça a cooperação institucional entre a universidade e a entidade representativa da advocacia, sem repasse financeiro entre as partes.




Durante o encontro, o reitor da UFJ destacou a importância da parceria. “Esta é uma ação que fortalece a formação dos nossos estudantes e reafirma o compromisso da universidade com a comunidade e com as instituições parceiras”. A diretora do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), professora Helga Martins, ressaltou o papel estratégico da aproximação entre universidade e sociedade. “Temos hoje projetos que mostram a importância da UFJ. Essa articulação é essencial para que essas iniciativas cheguem cada vez mais à comunidade.”. Para o coordenador do curso de direito, professor Phillipe Cupertino, o convênio marca um avanço significativo. “É um convênio muito desejado pela instituição e vai contribuir bastante com a formação dos estudantes. O campo da prática avança muito com esse acordo.”




O presidente da OAB/Jataí, Tiago Setti, reforçou que a parceria representa uma oportunidade de crescimento mútuo entre a universidade e a advocacia local. “Essa cooperação fortalece a formação dos futuros profissionais do direito e aproxima ainda mais a OAB das instituições de ensino superior”, A vice-presidente, Lorrane Ibraim, ex-aluna do curso de direito da UFJ, destacou o simbolismo do momento. “Estar aqui hoje, nesta parceria, é a prova do retorno que a universidade pública dá à sociedade e às instituições. Que este seja o pontapé inicial de uma aproximação ainda mais efetiva.”

Com a assinatura do Convênio de Concessão de Estágio e do Acordo de Cooperação Técnica, UFJ e OAB Jataí fortalecem uma parceria que vai permitir a ampliação da prática profissional, contribuindo com uma educação de qualidade para a formação de futuros advogados comprometidos com a sociedade.


Texto: Secom/UFJ